E agora, José?

Arte: Filipe Saraiva
Arte: Filipe Saraiva

Ando preocupada com José. José sumiu. Foi embora. Ninguém mais batiza em sua lembrança. É nome em extinção. João até que tem se virado bem. Que será que houve com a humanidade brasileira? Não será mais ele – o carpinteiro, companheiro de Maria – assim tão bonito para o RG?

Na praça de alimentação do shopping há uma mãe tentando convencer o Artur a comer a escarola. Na sala de espera do pediatra tem sempre um Gabriel mais danadinho, dando cambalhota na poltrona. E a lista de chamada do maternal lança mão dos sobrenomes para identificar tantos Enzos. O Zezinho, quedê? Faltou.

De eras em eras a moda ressuscita velhos nomes para novos bebês. É um tal de Joaquim, Valentina e Tomás em porta de quarto nas maternidades. Só o José não dá mais o ar da graça nas certidões. Até o Luís ressurge, sempre ao lado do Eduardo ou do Felipe ou do Henrique. O José, coitado. Nem só, nem acompanhado. Acabou.

José é dos poucos que não causam confusão na hora de escrever, posto que a ele não cabe variação. Facilita a vida em seu minimalismo sonoro, combina com os outros, é da paz. E acordo ortográfico nenhum, nem em mil anos, há de derrubar seu acento. A razão do seu declínio é uma incógnita contemporânea, uma charada nominal.

Volta, Zé! As Marias, ainda que Eduardas ou Fernandas, precisam de você.

O mundo também.

Anúncios

5 comentários sobre “E agora, José?

  1. KKKK….aqui em casa existem três Josés: José Henrique, José Victor e José Lucas. Acho que os Josés estão mal distribuídos…..kkkk. É um barato quando alguém liga e fala: quero falar com o José. Qual deles? Até explicar que tem três…
    Bjs

    Curtir

  2. Tão fácil de perceber! É mesmo verdade, como tb estão acabando com a tradição do Júnior. Mesmo que se queira repetir o nome do pai, no filho (o que, particularmente, não gosto), agora se usa o sobrenome da mãe junto e o “júnior” é dispensado. Bom, pq o mundo é cheio demais de “Juninhos”. rs (Meu marido é Arthur. Com th é mais chic? rs).
    Uma delícia de crônica. Vou “apresentar” você a uma maiga carioca, trabalha com moda, tem um blog ótimo que eu, mesmo não seguindo nada de moda, sendo quase uma “jacu” completa, amo e sigo. Ela vive enchendo minha bola, dizendo que escrevo bem. Lendo você ela vai ver o que é escrever bem!
    http://www.dbstudio.com.br é o blog dela, chama-se Mônica Lidizzia.
    Beijo!

    Curtir

  3. Silmara: só prá apoiar seu pleito há que se esclarecer que há um significado para o nome José, que é “aquele que a tudo e a todos, acrescenta”…Abraço, José Henrique…ao pé da letra : “principe poderoso que a tudo e a todos, acrescenta”.
    Abraços gerais. JH

    Curtir

Quer comentar?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s