Visite minha cozinha

Arte: Jérôme Motte
Arte: Jérôme Motte

Visite minha cozinha. É nela onde refogo as manias, asso os medos, torro a paciência e lavo meu coração de louça.

Visite minha cozinha. Ali escolho humores e amores, invento modos de fazer e desfazer. Mantenho o dia aquecido em banho Maria e sigo rezando, Livrai-me de todo sal, amém.

Visite minha cozinha. Mas atenção: facas e palavras estão sempre afiadas.

Visite minha cozinha. É o lar que habito e de onde me mudo. Às vezes, acerto o tempero. Às vezes, erro a mão; o abraço, não.

Visite minha cozinha, repare na bagunça, nos meus pés descalços e no gato que cochila na cadeira.

Visite minha cozinha. O fogo é brando e o café, forte. Tenho um fraco pelos extremos.

Visite minha cozinha e prove os ingredientes sagrados e profanos das minhas receitas. É minha salada espiritual.

Visite minha cozinha – ao mesmo tempo, altar de adoração e sacrifício. O lugar onde preparo (nem sempre com alegria) o alimento e gero combustível para o bom dia de todos. Há, no mundo, responsabilidade maior?

Visite minha cozinha. Pode vir sem avisar. Mas não tenha hora para ir embora; não sei preparar o futuro na pressão. Ajeite-se à mesa, o presente está sempre servido. Bem passado ou ao ponto, você escolhe.

3 comentários sobre “Visite minha cozinha

  1. Lindo! Seu jogo de palavras é intrigante. Sua imaginação para colocar as palavras no lugar certo é deliciosa. Gostei deste, da página 26. Vou ler, de novo, o da página 12, que é lindo tb. Que bom ter seu livro em mãos!
    Beijo, Silmara. (cadê o coraçãozinho do FB, pra eu colocar aqui?! rs)

    Curtir

  2. Sil, adoro a cozinha. Fui criada numa família onde o QG era sempre a cozinha. Local de muitas conversas, risadas, desabafos e aconchego. Aprendi a cozinhar observando as mulheres e depois, mais tarde experimentando e sendo orientada por minha mãe e minha avó. Amei seu texto e já me sinto atraída para entrar, puxar uma cadeira, tomar seu café forte e esquecer da vida lá fora.Aproveito para te convidar a ler dois textos que escrevi sobre o mesmo tema:

    http://sacudindoasideias.wordpress.com/2013/05/05/cozinha-laboratorio-de-lembrancas-e-magia/

    http://remisson.com.br/2013/06/03/usina-de-transformacao/

    E vou mais longe, se gosta de ler, tenho uns livros que te indico onde a temática também é a cozinha e seu universo.

    Afrodite: contos, receitas e outros afrodisíacos. Isabel Allende;

    Livro de receitas para mulheres tristes. Héctor Abad;

    Cozinha das escritoras: sabores, memórias e receitas de 10 grandes escritoras. Stefania Aphel Barzini

    Vixi! Me empolguei, rsrs Gostei tanto que vou divulgar.
    Bjs

    Curtir

Quer comentar?

