My way

fingerprint

Tenho um jeito meu, só meu, de enrolar fones de ouvido. Uno as pontas na mão esquerda e, ao redor do indicador, médio e anelar, vou dando voltas com o fio. Mas deixo sobrar um pouco. Retiro o rolinho dos dedos e finalizo, enrolando a sobra do fio no centro, como se uma ‘cintura’ fosse. Ajusto bem, enfio o plug no meio, pronto.

Soa trivial. Mas não é. Em cada uma dessas etapas cabe semelhança com o jeito de centenas de milhões de pessoas que enrolam seus fones planeta afora (adentro?); o resultado pode, inclusive, parecer idêntico. Porém, há um timbre no meu modo de fazer – a pressão dos dedos, o calor transferido, o visual – que garante a exclusividade da receita. É minha pegada. Meu RG. My way.

Tenho um jeito meu, só meu, de picar legumes. De novo: eles, aparentemente, ficam iguais aos tantos outros legumes picados diariamente nos seis continentes. Mas meus braços, minhas mãos e meus pensamentos durante o corte são únicos. Portanto, minhas fatias nem grossas demais, nem finas demais de abobrinha, meus microcubos de alho e minhas rodelas de berinjela são únicas na grande panela que se chama mundo.

Tenho um jeito meu, só meu, de unir o arroz ao feijão no prato. De inclinar a cabeça em direção ao garfo. De enviar mensagens ao meu cérebro, “Vamos parar de comer?”. Meu cérebro, aliás, tem um jeito geral de funcionar que é só dele e de mais ninguém na face da Terra.

Tenho um jeito meu, só meu, de pronunciar as palavras. De franzir levemente o lábio inferior para falar o vê, de sibilar nos ésses. Jeito, somado à voz, não deixam dúvida: sou eu.

Tenho um jeito meu, só meu, de tomar banho. De colocar sabão na esponja, de me enxaguar, enxugar, pendurar a toalha. Faço lá minhas variações; todas incopiáveis nos detalhes. São minhas marcas registradas, minhas patentes, meu DNA universal.

Tenho um jeito meu, só meu, de falar com os bichos e com Deus. E de ouvi-los. Às vezes, acho que um é outro, e vice-versa.

Tenho meus jeitos de sentir frio, de passar calor, de brigar, de rir, de fazer conta de cabeça, de fazer de conta e de fazer a cabeça. Um jeito só meu de empunhar a caneta e, acredite, até de tirar o pó da estante!

Todas as pessoas carregam em si uma centelha singular de autoria inédita.

Importante saber disso, para não sair por aí fazendo as coisas de qualquer jeito.

Um comentário sobre “My way

  1. E você tem um jeito seu, só seu, de prender seu leitor nessas amarras de palavras e significados que faz com que saiamos de seu blog com um sorriso estampado no rosto e na alma. Lindeza de texto!! Bjs

    Curtir

Quer comentar?

