Ave Mania

Ilustração: Rami Efal/Flickr.com

Só comia frutas que tivessem jota. Maracujá, jabuticaba, caju, jaca. Recusava, sem constrangimento, qualquer outra que não cumprisse o requisito. Acreditava que a letra representava a juventude que queria perpetuar. A família tentou sugerir as frutas com gê, que, às vezes, têm som parecido. Assim o genipapo entraria para o cardápio. Quem sabe não se animaria, e aceitaria a goiaba e a manga também. Sem sucesso. No prato pronto, separava jota de não-jota, e por vezes a salada de frutas se resumia ao suco da laranja. A mãe brigava, tirava a mesada, proibia o futebol. O médico tratava de sossegar a família: doente, o moleque não ficaria. A esperança era que a mania passasse. Não passou.

Começou a namorar. Mas a moça teria que ter ême no nome. E já na primeira letra. Igual Maria, a mãe de todos. Era a mania se sofisticando. Aos onze anos, a primeira namorada: Marta. Três anos mais velha, mudou-se com a família para estudar em outra cidade. Logo apareceu Melissa. Com Melissa ia se casar. Mas Melissa tinha doença ruim. Certa noite de janeiro, enquanto dormia, um anjo a levou. Conheceu Marina. Por Marina se encantou. Mas desencantou-se quando descobriu que Marina tinha Ana na frente. Não valia. Pediu o anel de noivado de volta. No dia seguinte, foi ao baile conhecer a amiga da prima. A Mercedes.

Pôs-se a pintar. Encheu a varanda de quadros coloridos. Mudou as plantas de lugar, para que sua galeria pudesse crescer. Virou o artista mais famoso da cidade. Organizou concorrida exposição na calçada em frente à casa. Todas as cores e temas eram convidados, os matizes todos permitidos. A diversidade, enfim. A mãe agradeceu à santa. Pelo menos isso.

Cedo demais para o agradecimento: entre os visitantes, um deles, cruelmente perspicaz, notou: não havia uma única tela sem um galo. Ele, que era galo no horóscopo chinês. Sempre minúsculo, num cantinho, camuflado entre ipês, telhados, hortênsias, frutas, borboletas, lá estava ele. O galo, em suaves e coloridas pinceladas. A mãe suspirou. Pelo menos é bonito – conformou-se.

Foi ao psiquiatra. Seis meses depois, era outro homem. Nos dias da sessão, ia feliz para a terapia. Nem os setenta e dois degraus até o consultório o desanimavam. Mas os subia de dois em dois. Por via das dúvidas.

[Me conta sua mania. Ela pode virar crônica aqui.]

11 comentários em “Ave Mania

  1. ao contrário de quase todo mundo que falou aí, eu tenho é mania de bagunça. Se tá arrumado demais, é só me chamar que, em pouco tempo, parece que passou aquele demônio da tazmânia, um caos completo.

    Ah, e tenho mania de cheirar as coisas. Cheiro tudo, comida, maquiagem, roupa. Mas aí já não é mania, é o meu faro ancestral se manifestando, né?

    🙂

    Curtir

  2. Só frutas com jota? Eu não fico sem banana e kiwi! rs

    Minha maior mania é a arrumação das roupas, acho. Camisetas enroladas, pelo avesso. Calças dobradas em três, também pelo avesso, empilhadas da mais escura para a mais clara. Cabides na mesma posição e, enquanto não compro todos tranparentes, cabides da mesma cor para um mesmo determinado tipo de camisa. rs

    Sem contar que eu mordo a língua quando vou fazer alguma coisa que exija concentração! hehe

    beijo, Sil!

    Curtir

  3. Vixe Sil, tenho muitas. As vezes fico pensando se sao TOC, mas acho que nao.
    Minhas manias sao: estalo os dedos, o polegar direito a cada 10 segundos. Faco isso desde uns 10 anos. Meu osso chega a doer.
    Tenho um pigarro horrivel que piora com o nervoso, entao to sempre fazendo os meus ran ran, estalo o pescoco e os quadris tambem.
    So consigo cair no sono com a barriga pra baixo, nao consigo dormir com meia ou com o cabelo molhado.
    Acho que esses sao os notaveis. O resto, vai ver que nem eu percebi ainda. Adoro notar as manias dos outros. Tem mania que e boa, mas tem outras, que faca-me o favor ne? Mas quem consegue controlar?
    Adorei a cronica. Mais uma vez.
    Beijos.

    Curtir

  4. Oi Silmara.
    Manias?? haha… me lembrou aquele outro post sobre segredos incofessáveis, lembra?

    Bom, não sei se é mania ou coincidencia, mas meu namorado e os ex são argentinos, hehe.

    Outro: tirando a leitura obrigatória da universidade, só leio escritor vivo ou que se matou há menos de 30 anos.

    Mais um: eu faço contabilidade de quase tudo (mas acho que essa muita gente faz). Eu tenho até um poema-testamento pra isso> dvds, pastas de música, camisetas brancas etc.

    Curtir

  5. tenho uma amiga que quando dorme no quarto com alguém (tipo amigos numa viagem) tem mania de colocar a mão na frente do nariz da pessoa, pra ver se está vivo.
    uma outra me contou que tem mania de comprar bijuterias. tem gaveteiros cheios de brincos, pulseiras e colares que ela não pode usar porque tem alergia! mas continua comprando.

    Curtir

  6. Manias? Morro de medo delas. Por isso eu fujo o máximo que posso que é pra nenhuma me pertubar depois. A idéia de virar prisioneira de alguma maluquisse da minha cabeça me apavora. 🙂

    (Não costumo comentar em blogs. Não costumo mesmo! Mas no seu é quase irresistível. Adoro seus textos!)

    Curtir

  7. Vim dar nesse blog via coments do Vida Breve e já está nos meus favoritos e tenho certeza que será minha nova paixão.
    Não tenho manias só naum gosto das minhas canetas espalhadas e feias pela minha escrivaninha, tbm naum gosto de emprestar minhas canetas elas ficam esquisitas depois, sic, acho que isso é mania neh??!!

    Curtir

  8. Muito legal a coragem de se expor assim, contado as próprias manias.
    Fiquei pensando se tenho algo que valha a pena colocar aqui, mas não encontrei nada (nada legal, entende?).
    Adorei o “post”!!!
    bjsss

    Curtir

  9. Eu tenho mania de ler seu blog pra ficar feliz. rs. Essa conta?
    Se não, eu só guardo CDs e DVDs nas capas na posição correta (pq existe uma posição correta). Nunca de lado, de cabeça pra baixo, nada disso. Tem que ficar certinho, direitinho, bonitinho.
    E notas de dinheiro, sempre todas na mesma posição (de cabeça pra cima. Tem uma cabeça desenhada lá e ela tem que ficar pra cima, oras!). E com a de menor valor na frente, seguida em ordem crescente para a de maior valor. Não é sempre que tenho muitas notas para organizar, mas quando eu tenho, é assim que elas ficam. rs.
    Beijos!

    Curtir

  10. Fico aqui pensando, como pode ser tão especial essa Sil, quanta leveza, intensidade e brilho em um texto, penso baixinho, ai meu Deus quando eu crescer quero ser igual a ela, rsrs.
    Linda, agora to aqui a pensar nas minhas manias, penso e penso, mas consegui assumir a mania de cores, especialmente nas unhas, cada semana de uma cor, azul, verde, amarelo, laranja, rosa e roxo, sigo as cores que quero pra mim, la dentro sabe, no coração, ai é so olhar pras mãos rsrsr.

    Beijo

    Curtir

  11. Oba oba! Adoro contar coisas! hehehehe
    tenho uma mania, que parece sem graça, mas me dá um trabalhão…
    COmo não sou uma dona de casa muito aplicada, faço tudo que tenho que fazer mas sem exageros… só uma coisa me deixa chateada… roupas no desorganizadas no varal …
    Tenho que pendurá-las, todas em sequência… por tamanho e tipo… camisetas primeiro, as do menino, as da menina as minhas e as do marido… depois bermundinha, calças do menino, beumudas calças de pijama, e por último as calças do marido… enquando vou selecionando as peças até rio de mim mesma… mas não dá pra ser diferente… e se chove então, qua sufoco, pois aí tenho que mudar tudo pro varal da parte coberta, que é bem menos e pendurar as roupas umas nas outras, ufa e tem que ser rápida além de tudo… dá maior trabalho… nem adianta o marido ajudar, pois depois de tudo devidamente protegido doa chuva, vou lá e reorganozi pra que fique tudo de acordo com … a minha mania…
    será que preciso fazer terapia???

    Beijinho SIlmara!

    Curtir

Quer comentar?