Sacola

Amanhã levarei, como faço de quando em quando, uma sacola cheinha de doações para a igreja. Eles dão bons destinos à coisarada que a gente não quer mais. E todo mundo vive pedindo algo a Deus.

Em meio a quatro pares de sapatos, dois brinquedos, um liquidificador velho e uma toalha redonda, vão também um medo que não me serve mais e um punhado de palavras que não uso, só ocupam espaço na boca. Pensei em tirar o medo da sacola, isso é coisa que se doe? Mandarei-o mesmo assim; sempre tem quem queira um para chamar de seu.

Pensei também em doar as lembranças da colônia de férias em Suarão. Nem são minhas, de verdade. Emprestei-as das fotografias em preto-e-branco do nosso álbum, eu era muito pequena e não lembro de nada. Por onde andará a Emilinha, aquela garota que brincava com meus irmãos? De tanto vê-la nas fotos, ela se tornou familiar. Mas não era parente, nem amiga pra valer, só estava por lá quando a gente também ia. Vai para a sacola.

O sonho de ser pianista também vai, ficou curto. Há de servir n’alguma criança.

Um coração quebrado. Alguém conserta.

Uma promessa vazia. Enjoei.

Saudades variadas. Há muitas aqui em casa, nem tenho onde guardar.

E pronto. A sacola de doações já está cheia e pesada. Mas espera, ainda dá para colocar umas tristezas, só ajeitar bem que cabe. Se reciclarem, podem ter serventia. E também umas alegrias que nunca mais se repetirão, como ir de Viação Nasser para Tapiratiba, nas férias, e quebrar noz na porta da cozinha, no Natal. Tem sempre alguém procurando uma alegriazinha, por mais boba que seja.

Só não lembro de ter colocado na sacola essa esperança teimosa de que tudo vai melhorar neste país. Deixa, vai. Tanta gente precisando mais que eu.

Quer comentar?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s