Memórias de uma boleira

Arte: Marie W.
Arte: Marie W.

Eu fazia bolo para vender na escola. Não lembro como comecei, nem por que parei.

Voltava da aula, tocava meus afazeres de estudante de segundo grau e me punha a preparar o bolo do dia seguinte. Com ingredientes de sobra – nada como uma vendinha na família – , eu buscava receitas no caderno da minha mãe e, vez em quando, inovava. Bolo de maracujá, bolo de café. O preferido da freguesia, no entanto, era o previsível e correto cenoura com chocolate. Aguardava esfriar, desenformava, partia em porções individuais, embalava. Aprimorei o negócio, passei a usar forminhas de papel. Fui precursora dos cupcakes e não sabia.

Manhã raiada, cadernos, livros, régua T (o curso era Edificações) e uma grande sacola tomavam o ônibus comigo. Ora rumo à Praça do Correio, ora à Praça da Sé. De lá, o metrô até a Estação da Luz. Descia em frente ao Batalhão de Polícia de Choque, a icônica Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), que fica junto ao Regimento da Cavalaria 9 de Julho. Mais seiscentos metros a pé na rua Jorge Miranda, em meio aos cavalos em treinamento e seus cocôs deixados pelo asfalto, até meu destino, o Liceu de Artes e Ofícios.

O sinal do lanche tocava e eu assumia meu posto no fundo da sala. Abria o tupperware e vendia cada pedaço por um cruzeiro e cinquenta centavos. Não fazia planilha, posto que não havia despesa com farinha, nem ovos ou açúcar. Nem com o gás que alimentava o velho forno da minha mãe. Ou seja, lucro de cem por cento; uma utopia para qualquer empreendedor. Chegava a vender quarenta pedaços num dia. Considerando que houve época de bolo de segunda a sexta, em uma semana o faturamento líquido chegava a trezentos cruzeiros. Não tenho ideia de quanto seria em dinheiro de hoje. Certamente, nada mau para uma adolescente de dezesseis anos.

***

Sábado fiz bolo para as crianças. Um pandeló tão simples e eles lamberam os beiços. (Embora meu veredicto tenha sido implacável: “Ih, embatumou”.) Passei o final de semana com uma secreta vergonha, um engasgado arrependimento. Conto nos dedos de uma mão as vezes que fiz bolo ou algum outro doce para meus filhos. Rendo-me, invariavelmente, aos prontos da padaria. O que ganho em tempo, perco em sorriso. A conta não fecha.

Outrora boleira semiprofissional, meu destino, eu sei, é ser boleira afetiva. Conheço o preço de cada clara batida em neve e cada elogio; não viso mais lucro. O único prejuízo foi privá-los de quitute de mãe. Embatumado ou não, vale pelo resto da vida – deles e minha.

Agora, faço bolo de graça e acho graça. Estabeleço um cartaz imaginário e visito minha própria cozinha.

7 comentários sobre “Memórias de uma boleira

  1. Agora SIM!! O pedaço desse bolo ficou mais gostoso!!! rs rs
    Amiga, AMO suas crônicas.
    Qdo eu for te visitar faz bolo de laranja pra mim? Vou achar graça…

    Beijos,
    Huck

    Curtir

  2. Primeiro, estranhei o título! Pensei logo no filme ‘Boleiros’
    – Será que a Silmara jogava bola? Hahahahahaha!
    Não, era craque nos bolos, habilidade da amiga de infância que eu não conhecia.
    E acho que um dia desses vou visitar sua cozinha, porque de suas crônicas já sou amiga do peito há tempos.
    Nessas, você nunca erra a receita!

    Curtir

  3. Sil, amei!!!! São doces lembranças e doces palavras …. hj minha terça começou antes do share do Facebook …. hehehe …. Delícia de crônica pra começar um dia nublado e chuvoso … só vc pra adoçar um dia como hj!!!! Beijão

    Curtir

  4. Sil, é a vida se transformando, como os ingredientes antes e depois do bolo pronto. Você buscava receitas no caderno da sua mãe, hoje você mostra de um jeito super gostoso receitas ricas de momentos de vida deliciosos. Beijos.

    Curtir

Quer comentar?

