O bigode do gato

gato-bigode
ilustração: Laura Hughes

Súbito, o gato interrompeu a soneca, esticou o pescoço. Empinou o focinho, cerrou de leve os olhos e investigou o vento.

Bife fritando ou dono chegando? Chuva vindo ou cachorro passando? É pelo vento que os gatos se informam. O vento traz as notícias que ainda não foram publicadas. Equipados com bigode-antena, eles ficam sabendo antes.

Eu não sei decifrar vento. Não entendo o que diz. Perdi essa capacidade quando passei a calçar sapatos, vestir roupas e comer comida de pacotinho.

Gatos não usam sapatos, nem roupas. E, embora a maioria coma ração, que vem em pacote, ainda assim mantêm a conexão primitiva com o universo. Eu não sou conectada ao universo – exceto quando estou com meu smartphone. Está claríssimo de onde vem o gê de 4G.

Quando era criança, aprendi na aula de ciências que vento é ar em movimento. Bah! Definição mais pobre. Vento é mais que isso. É por ele que Gaia nos conta as novidades, faz súplicas, avisa dos perigos. O vento é a mensagem.

Gatos já nascem sabendo disso, sem ninguém nunca lhes ter ensinado. Certamente, são os bigodes. Ah, o que eu não faria se também tivesse bigodes superpoderosos.

Desta vez, aparentemente não era nada importante. O bichano voltou à soneca.

4 comentários em “O bigode do gato

  1. Bom dia, eu criei gatos desde a minha infância, é hoje eu me sinto curioso com uma situação que eu acho muito interessante. Alguém já viu algum gato com bigode preto ??? Eu particularmente nunca vi. Mas eu tô criando uma gata que apesar de ter sido encontrada na rua, e não ter raça definida, é uma gata muito bonita, estilosa é o mais interessante é que um, apenas um dos bigodes dela é totalmente preto (nasceu preto). Confesso que nunca vi isso em um gato e achei muito interessante. Abraços a todos que gostam de bichos em uma forma geral.

    Curtir

  2. Eu amo gato, nasci com gatos e vivo com eles…São os melhores amigos, companheiros que existem…o bigode é a antena deles e nossas antena são nosso cabelos, cabelo longos antena longas….abração de luz pra ti.

    Curtir

  3. Caramba, que riqueza de descricao de um sublime momento de alerta do pequeno felino… Eles sao, realmente, fantasticos!!!
    Amei demais!!!

    Curtido por 1 pessoa

Quer comentar?