Tipo exportação

Cresci ouvindo falar em café tipo exportação. Laranja tipo exportação. Castanha de caju. Gasolina. Mulata.

Depois entendi.

Tipo exportação é quando a gente faz uma coisa que é bacana, mas precisa torná-la mais bacana, praticamente excelente, para poder vendê-la para outros países. (Entendi também que a mulata não deveria estar na lista.)

Ou seja: para fora, segue sempre o melhor.

Para dentro, não precisa ser o melhor. O bom já serve. O possível, o que dá.

Tem horas que concluo: eu sou uma pessoa tipo exportação.

Sou bacana, mas sou mais bacana ainda, praticamente excelente, para os outros. Sei dedicar carinho e atenção e gentileza às pessoas da minha família, as “de dentro”, mas acabo fazendo isso melhor para as de fora. As dos outros lares que fazem fronteira com o meu. Um lar é um país.

Tem dias que solto os cachorros em casa. Vocifero, esbravejo, surto por tudo e por nada.

Porém, se no instante de fúria doméstica o interfone toca e eu atendo, a voz recupera a maciez, “Tenho, sim, um ovo para emprestar. Levo aí!”. É a minha gentileza tipo exportação.

Quem nunca cuspiu fogo quando o namorado ou namorada faz um comentariozinho qualquer, questionando, por exemplo, seu empenho para arrumar emprego? Se, no entanto, é o professor da faculdade que lhe cutuca, além de aceitar a observação, agradece pelo toque… É a maturidade tipo exportação.

Nessas horas evoco Cazuza em livre e desesperada adaptação: por que que a gente é assim?

Se para a família e pessoas íntimas deveríamos, em tese, oferecer sempre o nosso melhor, o nosso excelente. Mas não. Estamos muito à vontade para escancarar nosso lado B. Mesmo que o preço seja uma carinha com superávit de tristeza no fim do dia.

Bom mesmo é ser do tipo importação. Do tipo “eu me importo com você”. Faz bem às relações. Até as internacionais.

9 comentários em “Tipo exportação

  1. Silmara, sempre me identifico com seus textos!
    Uma vez, quando levei minha filha para o meu trabalho ela – espantada com os sorrisos que eu distribuía para todos – soltou esta: “Nossa, como você ri aqui no seu trabalho né?”
    Até me senti mal com isso e com a cara de espanto dela. Às vezes a gente se sente a bruxa má mesmo!
    Beijos e obrigada por me representar 🌹🌹🌹

    Curtido por 1 pessoa

  2. Verdade. É sempre assim, ou quase sempre. Se não me engano, foi Artur da Távola que disse algo mais ou menos assim: a gente “maltrata” mais a quem ama, pq sabe que quem nos ama nos perdoa mais facilmente. Vou procurar a frase certa. rs
    Enfim, sempre certa, você e suas elucubrações.
    Beijo, Silmara.

    Curtir

Quer comentar?