Geladeira

foto: Simone Huck

Seu Ariovaldo tem dezoito cães. Vai achando na rua e levando para casa, movido pela compaixão. Foi assim que aprendeu.

Quando eu soube da história, resolvi levar um saco de ração para ajudar. Contando com a dele, a da esposa e do filho, são vinte e uma bocas. Fácil não deve ser.

Procuro o número cento e dez na rua. Não tem, paro para perguntar. A dona da casa no cento e doze orienta: é ao lado, nos fundos. Sou conduzida pelo longo e estreito corredor que desce da calçada, no terreno dividido com outras casas. Bato palma, ele aparece. Com um sorriso no rosto, me convida a entrar, “Quer ver os cachorros?”.

De sua casa, não conto que é um pequeno casebre com um quintalzão de terra onde tem amoreira, mangueira, abacateiro e pau-brasil. Nada conto também dos cães – nem do preto grandão que fez xixi no meu pé e levou bronca. Não conto nada disso.

Só quero falar do portão da casa do Seu Ariovaldo.

Porque não é um portão qualquer, comum, padrão. O portão da casa, meu Deus, é uma porta de geladeira velha. Que, separada de seu corpo original, abre e fecha direitinho. Tem até corrente com cadeado para atá-la ao arremedo de muro, construído com retalhos de madeira. A entrada da casa do Seu Ariovaldo é uma espécie de mosaico de refugos. Não ficou assim uma Brastemp, mas a cara do improviso criativo e lacrador da pobreza.

Em As crônicas de Nárnia, a porta de um guarda-roupa leva a um mundo paralelo, com criaturas mitológicas e batalhas épicas. Na casa do Seu Ariovaldo, a porta de uma ex-geladeira também leva a um mundo paralelo, com criaturas humanas e não humanas, invisíveis aos cegos seletivos da cidade. A batalha, ali, é outra.

O que é uma geladeira, se não o objeto que protege e conserva os alimentos, refrigerando-os, para que não estraguem? O portão do Seu Ariovaldo também protege e conserva: sua propriedade, sua família, seus animais de estimação. E, na sua sina de Deus-dará, ele aceitou a geladeira que ninguém quis mais e também os cães que ninguém nunca quis. Rejeitados e recolhidos antes que, tal comida fora da geladeira, também apodrecessem nas ruas.

E então conferiu a eles novos significados. Sucata virou portal; bichos sarnentos viraram companheiros. Dar valor ao que ninguém quer também é uma forma de subversão.

Lavo meu pé na torneira, despeço-me e prometo voltar no outro mês.

Faz frio lá fora. Lá dentro, dezoito coraçõezinhos estão aquecidos.

A casa do Seu Ariovaldo é uma geladeira ao contrário.

12 comentários em “Geladeira

  1. Crônica linda Silmara, acolher o que é descartado, é pra poucos mesmo!
    A sua sensibilidade no olhar, fez toda a diferença…
    “A casa do Seu Ariovaldo é uma geladeira ao contrário.”
    Feliz e abençoado final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    Curtir

  2. Que geladeira linda essa do seu Ariovaldo, Silmara. Ela abre prá dentro. E como você tem “olhos de ver”…foi logo vendo isso, né? Parabéns! Beijos…

    Curtir

  3. Que geladeira linda, essa do seu Ariovaldo, Silmara. Ela abre prá dentro. E como você tem “olhos de ver”…foi logo vendo isso, né? Parabéns! Beijos…

    Curtir

  4. Um texto lindo, Silmara. A frase final é incrível, assim como seu olhar sobre o que poderia passar desapercebido.

    Curtir

  5. O estranhamento de vermos certos objetos e vidas “ao contrário”, fora do seu lugar “comum”. As possibilidades e configurações contrárias do determinado me encantam. Belo texto. Belo olhar, Dona Franco.

    PS.: Isso está parecendo o “PALAVRAmagem”… rs.

    Curtir

Quer comentar?