O que você faz?

arte: Andrea Joseph
arte: Andrea Joseph

– O que você faz?

Por um instante, tento adivinhar que tipo de resposta o perguntante busca. Se pergunta porque deseja, por mera ou suspeita curiosidade, saber a atividade pela qual sou remunerada. Se pergunta genericamente, sem maiores pretensões, aguardando abreviado esclarecimento. Ou se pergunta por perguntar, para puxar assunto, quebrar o gelo. Na dúvida, respondo:

– Faço força para acordar cedo. Faço banana amassada com aveia e Toddy em formato de coração para meu filho e bisnaguinha na chapa com ovos mexidos para minha filha, de café da manhã. Faço agendas inviáveis e acordos impossíveis com Cronos. Faço tempestade em copo d’água e, das tripas, coração. Faço o bem e, vez por outra, olho, sim, a quem. Faço o que eu digo e faço o que eu falo – tento fazer sentido. Faço amor. Faço guerra, também. Faço de um limão, limonada; de uma alegria, felicidade, e de uma lembrança sólida, nostalgia líquida. Faço muito. Faço pouco. Faço é nada. Mas faço o que posso. Faço caminhos e laços tortos (fazer o quê!). Faço graça. Faço surpresa. Faço coleção de bolsas, caderninhos e cafeteiras. Faço, aliás, juras de amor ao café (e faz tempo). Faço suco de maracujá com gengibre, kibe de soja, hamburguer de abobrinha, bolo de cenoura, arroz e feijão cheios de alho. Para tudo isso, faço supermercado. Faço livros, blogs, amigos. Faço homenagem e piada. Faço rir, faço chorar e faço dormir. Faço ideia. Faço grandes malas e boas viagens. Faço uma fézinha de vez em quando, e já vou fazendo planos. Faço cara feia. Faço pouco caso. Faço que não é comigo. Faço bobagem, faço vista grossa, faço por merecer. Faço o que eu quero, pois é tudo da lei – da lei! Faço as pazes, as camas, as unhas (faço questão). Faço ligações, conexões e intervenções. Faço minhas orações, minhas doações e minhas proclamações. Faço anos todo ano. Todo ano, faço promessas de ano novo. Faço conta e faço de conta. Faço, enfim, alguém feliz. – E você, me diga: faz o quê?

14 comentários em “O que você faz?

  1. Eu, além de muitas outras coisas, faço votos de que você continue escrevendo belas crônicas e faço questão de estar na fila de autógrafos do seu próximo livro. bjs.

    Curtir

  2. Faço questão de ouvir cada voxer, responder cada voxer.
    Faço questão de pensar nas entrelinhas de cada voxer.

    Agora faço pão.

    No dia de hoje, faço luta armada com advogado e tudo.

    Faço questão de ler as coisas da Franco e faço o que posso e o que não posso, principalmente.

    Bjs,
    H.

    Curtir

  3. Faço de tudo para fazer só o que gosto… E gostar, sim, por que não, de tudo que faco? Às vezes até consigo, rsrs… Como ler seus textos, que fazem meu dia mais alegre! Fico feliz de te conhecer e saber que o mundo conta com pessoas especiais como você! Bjs, Saudades!!!

    Curtir

  4. Eu faço planos e sonhos e não faço outra coisa a não ser tentar realizá-los, desde os mais simples(como programar o início de uma dieta à cada segunda-feira) até o mais complexo, educar e encaminhar os filhos para que façam melhor e eu me orgulhe de ter sido bem feito… Adorei.

    Curtir

  5. Faço só uma pergunta: por que nunca faço isso que vc faz tão lindamente? rs
    Fazemos tanta coisa na vida, mas no fundo, quando pergunto, quero saber mesmo de que a pessoa se ocupa remuneradamente. Não para julgamento, acho que só para me situar, mesmo, Para levar a conversa.
    Beijo, Silmara. Somos umas “faz tudo”, né? rs

    Curtir

  6. O que eu faço? Leio seus textos e me encanto. E acho que poderia ter escrito todos, de tanto que me identifico. Um beijo

    Curtir

  7. eu, o que faço? faço rabiscos e desenhos coloridos… e uma coisa que gosto de fazer, é ler seus textos logo cedo… isso faço bem. Beijinho, Silmara!

    Curtir

Quer comentar?