Crônica de minuto para quem tem gato

Arte: Peter Neish
Arte: Peter Neish

Entro no banheiro, ele vem junto. Gato gosta de acompanhar o dono nesse destino. É seu favor diário. Fica ali, roçando a quina do armário e investigando um fiapo de qualquer coisa, caído ao lado do cesto de roupas. Amante de espaços mais amplos, é na limitação azulejada do dois por dois que um gato mantém a relação com seu dono em dia.

Ele pede colo, eu dou. Ele não quer saber o que estou fazendo ali sentada. Um colo é um colo.

É noite. Aviso-lhe: “Amanhã é mais um dia”. Antevejo a rotina de afazeres, deduzo acontecimentos; ele não. A repetição dos dias não o incomoda. Também não o seduz. Gato é atemporal. Melhor: proprietário de seu tempo. Todos os eventos mundiais cabem em uma lambida na pata.

Ele salta à pia. Encara o espelho e conclui: não há outro mundo dentro dele, Alice estava enganada. Ensaia uma espécie de capoeira com a bolinha de papel amassada que larguei ali. Não preciso da bula do hidratante, mesmo. Esse horóscopo testado dermatologicamente, a informar que o tempo correrá macio a partir de agora. Fiz aniversário, o presente já começou. Gatos vêm do futuro?

Ele desce. Ouve algo lá fora, que meu ouvido humano não capta, e se prepara para uma eventual defesa. Ele enxerga, escuta e se move melhor que eu; é de admirar que seus ancestrais não tenham dominado o mundo.

Inicio o banho, ele se enrodilha  sobre o tapetinho. O som da água é sua canção de ninar. O vapor morno faz seus pelos negros brilharem. Desligo o chuveiro, saio do box e pulo o tapete para não incomodá-lo em sua soneca.

Ele finge que dorme. Observa, olhos semicerrados, meu ritual pós-banho. Todo gato é um voyeur declarado e preguiçoso.

Ele fica comigo até o fim. Saio, ele sai também. E não sei mais quem acompanhou quem.

10 comentários em “Crônica de minuto para quem tem gato

  1. Meu Deus! Poderia jurar que vc está falando da Titi, minha gatinha. Com a diferença que ela acompanha o tempo td da janela. E, se eu entrar e trancar a porta, ela bate na mesma como se fosse um pastor-alemão (e somente pesa 2,5 kg). O Pettit, gatão grande e de meia idade é menos assíduo. Mas qdo resolvem, disputa lugar com a pequena. Quem disse que gatos não amam seus donos?

    Curtir

  2. por favor , volte logo ! ja reli até março! espero que volte animada, e alegre mas volte por favor em junho, ne! to esperando

    Curtir

  3. Tenho 5 gatos, e um deles é louco por banheiros. Se vê a porta aberta entra primeiro e fica espalhado no tapete, num ronron sem fim. Amo gatos, amo tudo que você escreve, bjs.

    Curtir

  4. Sil, nunca tive um gato … confesso que também não gosto muito da espécie …. mas lendo suas palavras, até comecei a ter uma certa simpatia pelo seu gato ….. incrível o que você consegue fazer com as palavras …. só confirma uma coisa …. sou sua fã!!!! 🙂 Bjs e boa sexta!!!!!

    Curtir

Quer comentar?