Síndrome da lição de casa

Arte: Michael Whitehead

Vertigem. Taquicardia. Náuseas. Ansiedade. Desespero. Não, não é a descrição de um episódio de síndrome do pânico. Sou eu, fazendo lição com meus filhos.

A aversão das crianças ao dever de casa é milenar, ancestral. Claro que elas preferem brincar lá fora ou assistir TV, a ficar debruçadas sobre os livros, aprendendo coisas cuja utilidade, ao seu ver, é questionável.

A lição surge como um monstro a assombrar seu tempo livre, semelhante aos assustadores seres sob a cama. Pais e mães, no afã de lhes proporcionar alguma educação, se tornam malévolos algozes, carrascos insensíveis, ao exigir-lhes insensatezes como sentar-se direito na cadeira, não abrir o apontador de lápis no tapete e iniciar as frases sempre com letra maiúscula. Não pode haver benefício educativo com tanto “Apaga e faz de novo”, “Olha o acento”, “Não fura a borracha com o lápis, menino!”.

Os sintomas da síndrome da lição de casa, que acomete genitores estressados, entram em ação na chegada da escola, com a temida frase “Tenho tarefa!”. Num crescente, a angústia se instala e, no meu caso, quando me dou conta, já são dez da noite e ainda falta o dever de ciências. Onde se compra Rivotril sem receita?

Mistérios insondáveis rondam o “para casa”. Quando é para recortar de revistas objetos começados com “a”, todos os objetos com “a” desaparecem das páginas. Idem para todas as outras letras.

É para mandar uma garrafa pet vazia até amanhã? Não há nenhuma em casa. Sendo que, semana passada, você enviou três para o reciclável.

Se a atividade pede uma biografia, o trabalhoso não é a pesquisa; é argumentar com o aprendiz por que ela deve ir além das datas de nascimento e (se é o caso) morte da pessoa. No ensino fundamental, escrever dez linhas inteirinhas está fora de cogitação. Principalmente, se o programa preferido na TV começa em quinze minutos.

Em casa, matemática – razões evidentes – é com o pai. Que leva vantagem, o mais velho é fera nos números. Faz os exercícios rapidinho, pula etapas do cálculo, que ele considera dispensáveis. Não puxou a mim. Sorte dele.

Já Português é departamento da mamãe aqui. Levo, apesar da familiaridade, significativa desvantagem: embora criativo, ele não gosta de escrever, é econômico nas redações, quer logo se pirulitar e ir jogar bola. Resmunga, chora, xinga, atira-se no chão no melhor estilo chilique-de-supermercado. A tatuagem em meu braço (“paciência”) não tem serventia alguma nessa hora, parece ter sido removida com uma espécie de laser imaginário.

A lição de casa, na verdade, é minha. Careço aprender, nas entrelinhas da pedagogia, que filhos não vêm prontos. São obras em progresso. E na maternidade, não tem decoreba. Nem dá pra colar.

5 comentários em “Síndrome da lição de casa

  1. Silmara, como sempre, você traduzindo com alegria e leveza os dramas nossos de cada dia! Ai que agonia que eu passo, menina.
    Seu texto deixa tudo mais fácil, inclusive para mim! Um beijão,

    Curtir

  2. Eu que o diga!!! lembro me de qdo a Yoki estava começando a se alfabetizar na terra onde ela nasceu, ou seja, onde nem eu estava alfabetizada….na hora da lição…só desenho….e alfabeto em inglês….que eu podia ajudá-la. Chegou um belo dia em que aquela pequerrucha… me chamou de cabeça-oca (em tailandês) e como não tava entendendo, ficava só rindo desesperada, pois a ferinha tava ficando irada comigo…pois não conseguia explicar a lição pra ela…..mama mia!!! daí o pai traduziu a palavra cabeça-oca….foi um choque! daí a razçao pela qual escolhi esta terra para a alfabetização dela…. agora já é um outro problema….já não consigo acompanhar as lições dela…até o ano passado ela estudava a finco… mas agora descobriu coisas mais interessantes do que estudar…..(1o. ano docolegial), diz que vai estudar….só tô de observância….kkkk…. filhos!!! uma aventura incrível!!!

    Curtir

  3. Caramba Sil!!
    Ai que medinho dessa hora! ahahaha
    As lições da minha pequenina Juju, ainda são fáceis, mas logo serão DIFÍCEISSSS…
    Sofro antecipadamente e me sinto super solidária a você.
    FORÇA!!!!
    bjinhoss
    Cris Prado.

    Curtir

  4. Silmara é uma luta. Não sou mãe, mas lembro do stress da minha mãe com meu irmão que era exatamente assim! kkkk uma comédia viu?! bjsss

    Curtir

  5. Ô, dó… da mãe!!! Agradeço aos céus essa fase já ter ficado beeeeem lá atrás! Mas como sofri!!!
    Uma era tranquila pra fazer, desde que EU soubesse que ELA tinha o que fazer (arrancava as páginas da agenda, e dizia que não tinha tarefa!). O outro não tinha essas artes, mas ficava sentado, com o olhar perdido, ou desenhando minúsculos bonequinhos cheios de detalhes! *Suspiro*
    Ainda bem que já passou! Mas às vezes tenho saudade…
    Beijo, Sil!

    Curtir

Quer comentar?