A insustentável leveza da faixa de segurança

Arte: Johanesj

A garotinha de presumidos três anos atravessa a rua de mãos dadas com sua mãe presumida, na faixa de presumida segurança. A mulher, com pressa, muita pressa. A garotinha, pressa alguma. Tanto que inventa, nos quinze segundos de travessia, sua brincadeira particular: só pode pisar nas faixas brancas. O que, devido ao tamanhico de suas pernas, é um exercício e tanto. Lá vai ela, caprichando nos pulos, determinada em seu objetivo, rindo gostoso entre um salto e outro. A mãe, constrangida, tenta, em vão, abreviar a história. Quase leio o apelo em seus lábios, “A moça quer passar!”.

A moça – eu – quer mesmo passar. Estou atrasada (quando não?). A verdade é que não há como não deixá-las em paz. Como motorista, meu dever de dar preferência ao pedestre só não é maior que meu direito de curtir a cena.

Faço sinal para a mãe, “Relaxa”. Ela entende; mães são telepáticas. Não que eu seja boa nisso o tempo todo (pelo contrário) mas, naquele instante, os significados de urgência e importância, e a sempre duvidosa relação que transita entre ambas, ganharam clareza instantânea e inabalável.

O parentesco – mãe e filha – é adivinhado, posto a tipicidade do comportamento, digamos, repressor. Fosse madrinha da garota, esta não só a autorizaria pular à vontade, como talvez entrasse na brincadeira. Mas a pai e mãe parece não ter sido concedido o dom da paciência; só a segurança branca do relógio lhes sustenta.

A pressa ignora o universo da leveza. A espera o contempla. Feitos de pressa, somos a ignorância em forma de átomos de carbono.

As duas alcançam o outro lado da calçada. A mãe agradece o inagradecível. A garotinha não quer nem saber, já procura mais coisas para fazer.

Busco no retrovisor o reflexo dos rostos de meus filhos. Vem a insegurança: levarão eles consigo, vida afora, a lembrança das tantas faixas brancas não-brincadas?

Tão simples, ser mãe do filho dos outros.

10 comentários em “A insustentável leveza da faixa de segurança

  1. Muito bom!! Aliás, gostei de todos que li hoje: da revolta dos poodles até o seu aniversário sem crônica. Parabéns!

    Curtir

  2. Não importa o texto, o assunto ou a quem se refere: sempre nos identificamos com alguma coisa !!! Se o meu dia não está lá “grandes coisas” … venho pra cá, pois sei que depois de ler algum texto, vou ficar o resto do dia sorrindo, relembrando o que li aqui … obrigada !

    Curtir

  3. Essa foi na mosca. É um pensamento recorrente que me aflige: sou fonoaudióloga e durante 20 anso trabalhei em consultório atendendo (e brincando, inventando micagens) com os filhos… dos outros. Enquanto isso, dois filhos meus foram cuidados como dava, com uma mãe presente e brincalhona, mas exausta pelas brincadeiras com… os filhos dos outros. Espero que me entendam, esses dois meus.
    BJô

    Curtir

  4. Vou lhe dizer o que mais gosto nos seus escritos, além do estilo, é claro! Um tema, para mim sempre foi representado como um icoságono de distintos pentágonos, girando e se revolucionando no espaço, oferecendo cores, brilhos, tonalidades várias, cada uma destas qualidades oferecendo uma maneira de ver, sentir, encarar e expressar a idéia mestra do pensamento. A sua arte é como Vc escolhe, dentre as muilti-facetadas oportunidades, a mais bela, brilhante e inesperada face do enredo. É isso que faz de Vc não apenas uma cronista, contista ou escritora mas uma apresentadora de realidades por ângulos sempre maravilhosos.

    Curtir

  5. Muito bacana, Silmara! Das coisas de todo dia, você inventa uma crônica.
    E, no final, me cutuca também: aqui em casa, em coro (2 vozes masculinas), me provocam: “a ma-mãe não deixa nada!!!!” Entram aí reclamações de todo tipo: brincadeiras fora de hora (?), comer doce antes do jantar, deitar sem banho, andar de meias brancas pela casa, a bagunça do quarto e outras regras do quartel general da mamãe. E sentido! um bejo.

    Curtir

  6. Lindo mesmo… ja’ ouvi dizer por ai’ que so’ aprendemos a ser filhos quando somos pais, e so’ aprendemos a ser pais quando somos avos (ou, no caso deste blog, madrinhas ou tias…). Viver o presente… tao dificil nesta correria do dia a dia…

    Curtir

  7. Que lindo, Sil … lembrei das minhas sobrinhas contando pra Natália como eu sempre fui uma tia legal … e a certeza delas de que “mãe é mesmo tudo chata” … porque segundo elas, se até eu sou assim, não tem mais esperanças …. elas também serão chatas quando forem mães … 🙂

    Curtir

  8. ai, ai, ai… fiquei pensando quantas vezes nao deixei as minhas filhas pularem as faixas brancas da rua…quantas vezes as “impedi” de aproveitar a infancia delas

    Curtir

Quer comentar?