Crônica de minuto #41

Uso cheques há duas dúzias de anos. Nesse tempo, quase tudo mudou no planeta. Menos o talão de cheques. De layout essencialmente intacto ao longo do século, necessário no comércio que não se rendeu aos meios eletrônicos de pagamento e útil nas horas em que o “sistema” dá pane, o objeto guarda as características de seus ancestrais. Em especial, o prolixo canhoto.

Com bankline, cartão de débito, cartão de crédito e programinhas para gerenciar a vida financeira, nem o cidadão com TOC controla tanto dado. Tirando os campos “pago a”, “em” (data) e “este cheque” (valor), não escrevo mais nada. Saldo anterior, lançamentos, total,  saldo atual… O pessoal de trás na fila do supermercado há de chiar, se o cidadão resolve anotar tudo.

Um sorvete para quem põe lá “saldo anterior”. Duplo com cobertura para quem registra, faz as contas e atualiza o “saldo atual”. Quem? Quem?

6 comentários em “Crônica de minuto #41

  1. Nossa, deixei de usar talão de cheques há tanto tempo!! Agora só cartão de crédito e débito e internet bancking, só vou ao banco quando é realmente necessário.
    Sempre tento fazer minhas contas, geralmente em uma planilha no excel, mas nunca levo adiante. Tentei recomeçar a fazer esse cálculo no início de março passado, mas como me conheço, sei que não sou merecedor desse sorvete!

    Curtir

  2. nao uso cheques ha mais de 12 anos. mas tenho muitas amigas que compravam joias ( que eu vendia) e escreviam nos canhotos do cheque: acougue, farmacia, empregada…

    Curtir

Quer comentar?