Os queridos diários

Ilustração: Shelly/Flickr.com

L. perguntou, na lata e por e-mail: o que fazer com os diários antigos?

Eu, que não sabia se ela só compartilhava a dúvida, ou se assumira que eu já os tivera, gelei. Onde estão os meus?

O primeiro diário a gente não esquece. E também não lembra onde o guardou. Foi Silvana que fez para mim, eu tinha oito anos. O caderno comum ganhou capa especial em papel camurça cor de vinho, com um arranjo de flores e trigos (por que trigo, minha irmã?), feito com aquela técnica da raspagem. Vieram outros depois, aprendi a confeccioná-los. De mesma serventia, mas sem o mesmo encanto do original.

Recheado de ilustrações, era um relatório de bobajadas pueris: o que eu fizera e como, descrições das pessoas da família, pedidos de desculpas por não ter escrito no final de semana. Como se diários fossem pessoas, carentes de apresentações e explicações. (E não são?) Aos poucos, fui acrescentando crítica aos registros. Os primeiros pensamentos de gente grande. Com que idade o encerrei? Pudesse, reviraria a casa. Agora.

Diários são feitos para serem lidos; mente quem diz o contrário. Ainda que o único leitor esperado seja o próprio autor. Queremos ser lidos por nós mesmos e a escrita é, quase sempre, o melhor dos espelhos. Diário é uma longa carta onde remetente e destinatário são a mesma pessoa. Já nasce entregue.

Diário é uma espécie de caixa-preta. As informações mais importantes do nosso voo particular estão ali, protegidas. A boa notícia: não é necessário esperar pelo dia da explosão, nem da queda, para entender o que houve e há. Basta abri-lo numa página qualquer.

O revés: diário é um dos mais cruéis instrumentos de tortura e chantagem. Se dá sopa, é abduzido. Geralmente por irmãos mais velhos ou amigos-da-onça. Com sorte, terão sua liberdade negociada. Na maioria dos casos, porém, serão devastados, varridos. Ou, em tempos de internet, escaneados e postados para Deus e o mundo ler. Deus não costuma passar as coisas adiante. Já o mundo…

E o que fazer com os diários alheios, sob nossa guarda? Resgatei os da minha mãe, entre uma mudança e outra. Acessei sua caixa-preta (tarde demais) e fiz meu inventário particular de memórias. Diários também têm dessa; sabendo que serão lidos depois, seus donos escrevem neles o que não puderam (ou não quiseram) dizer em vida. Ainda não encontrei um jeito de dizer a ela que tudo ficou e sempre ficará bem.

***

Quanto à L., direi-lhe, assim que possível: o melhor a fazer com os velhos diários, querida, é nada. Próprios ou não, eles não precisam mais de nós, nem nós deles. A partir da última palavra publicada na última linha da derradeira folha em branco, não estamos mais no controle. Eles mesmos darão um jeito de sumir. E, mesmo destruídos, é bom que se saiba: suas histórias já foram impressas no imorredouro do tempo.

9 comentários em “Os queridos diários

  1. Tive muitos, destruí-os todos…Uma pena, agora sei. Como a memória não nos acompanha a par e passo, muita coisa que não me lembro poderia recordar com a leitura deles. Mas já foi!
    Quando tive os filhos (3), fiz um diário para cada um, até completarem 1 ano de idade. Ainda têm preguiça de ler, eu era muito detalhista. Cada suspirinho que davam, era registrado. O da primeira é grossinho, muuuuiiiitas páginas; o da segunda já foi quase a metade, e o do caçula, fininho, fininho…rsrs Também era difícil, entre cada um, achar tempo e disposição pra escrever.

    Curtir

  2. Diários, rascunhos, papéis que nos contem.
    Ixi, tenho tudo isso. Desde os 15 anos tenho agendas/diários. Faço questão.
    Tentei manter uma agenda eletrônica mas desisto. As teclas são frias, já a lapiseira e o papél, não.

    Amei a casinha nova. Digna !!!

    E manda um recadinho pra L.?
    “Desista. O que está escrito no diário está escrito na sua alma/trajetória… é impossível apagar ou destruir ambos.”
    Bjs querida minha.
    Si

    Curtir

  3. Parabéns por este blog lindo e renovado!!
    Ficou muito legal. E o melhor, mais fácil e ágil para postar os coments.
    Aproveito para desejar muitos (e novos) projetos para 2012!!
    beijos,
    Núbia

    Curtir

  4. Olá, querida!!
    Que lindo o seu site/ blog/ diário!!
    Com você, eu entendi a importância de colocarmos nossos pensamentos da forma escrita, pois do contrário, passam voando pelas nossas vidas e se perdem (de certa maneira).
    Fiz um diário virtual para minha filha (que agora tem 5 anos e começou a estudar no inicio deste ano de 2011, com 4 anos). Conto pra ela, coisas importantes, que a farão rir e entender como tudo era, no início (a partir de sua vida escolar).
    Se um dia puder ler, vou adorar (http://cristiane.prado.zip.net/).
    Por favor, não repare na forma amadora de escrever e no layout do blog, pois não sei como fazê-lo de outra forma, ainda. Só me inspirei em você e entendi que precisava de um diário (nunca tive um na vida, acredita??? rsrs).

    UM FIM DE ANO MARAVILHO E UM ANO NOVO REPLETO DE MILAGRES PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!!

    BJSSSS

    Curtir

  5. Realmente, os “queridos diários” cumprem sua função bem ali no momento em que estamos escrevendo. Talvez não haja nenhuma outra “missão” para eles além de nos serem fiéis companheiros e confidentes, especialmente nas horas de angústia e tristeza, quando talvez só eles sejam capazes de nos acolher.

    Adorei o texto, a sugestão e a nova cara do blog! Aliás, ameeeei a nova cara do blog!! 🙂

    Curtir

  6. Meus diários foram rebatizados. Agora são agendas. Mas ainda guardam o dia-a-dia da minha alma. O atual foi interrompido… há alguns pares de meses a alma está repetitiva… cansei de 2011 (ou da conversinha da alma?).
    O de 2012 já está ali na escrivaninha, desejando que o próximo ano seja realmente Novo.

    Curtir

Quer comentar?