Feliz aniversário (atrasado) para o blog

Era uma vez um blog chamado Fio da meada. Igual filho, ele teve outros nomes antes de nascer: Máquina de escrever e Superbacana. Varal também estava na lista, mas já tinha mãe. O FDM estreou, tímido, em 11 de abril de 2009, com uma crônica sobre a internet:

De lá para cá, em dois anos de vida, muitas letras rolaram. E hoje o FDM tem números, leitores e amigos para dar e vender. Quer dizer, os leitores e amigos eu não dou, nem vendo. No máximo, eu os “empresto” para outros blogs bacanas, assim como outros blogs bacanas emprestam os seus para mim.

O WordPress, plataforma onde o FDM mora, me dá, todos os dias, informações interessantes sobre a audiência do blog. Vou compartilhar com vocês um resumo desses dois anos, até hoje (12/04/2011):

  • 184 crônicas, 25 crônicas de minuto, 12 cartas, 12 minicontos e 9 poesias publicadas
  • 2.711 comentários de leitores (respondidos, na maioria)
  • 144.260 acessos, do Brasil e exterior
  • 5.000 acessos por mês

Tirando os leitores que visitam o blog intencionalmente, algumas pessoas chegam até ele porque pesquisam, nos sites de busca, palavras-chave ou termos, que trazem o FDM dentre os resultados. As 10 palavras ou termos mais utilizados são:

Taí uma coisa que sempre me diverte. De vez em quando o Google manda para cá coisas assim (exatamente como as pessoas digitaram):

como fingir que esta passando mal

como desencardir meias

feitiço para voltar atras no tempo

“não gosto dos meus pés”

faxineiro invisível

vou montar um buffet com um parquinho em fortaleza e gostaria de ideias

sabonete atrativo chora nos meus pés

cinderela feia sem sapato

nome das irmãs gemeas q fazem um clipe juntas q o cenario é todo branco e uma enrola a outra com um

onde comprar uma engrenagem planetaria cronica de nylon

apelidos para o penis por ordem alfabética

oque é uma ceita bacanica

Os 10 sites que mais trouxeram leitores para o FDM (o qual eu agradeço e esclareço: tem muitos outros que também já são meus velhos conhecidos, mas não daria para publicar todos):

Nesses dois anos, depois de darem uma passadinha pelo FDM, os leitores clicaram nos sites do meu blogroll e continuaram navegando. Os 10 mais acessados:

Os 10 posts (ou páginas) mais visitados do FDM nesses dois anos:

E os 10 posts (ou páginas) menos visitados:

Não me lembro quem são esses “deleted”. Mas devem ter sido avisos do blog ou outras coisas, e não textos.

De 2009 para cá, o FDM mudou de carinha algumas vezes:

Algumas nem foram ao ar, eram apenas ensaios:

As tags mais comuns nos textos do FDM:

Os 10 posts mais comentados:

Os 10 menos comentados:

E os nunca comentados:

Às vezes, estou crente que um post vai fazer sucesso, e ele não faz. Nesses casos, apesar de conhecer bem meus leitores e saber o que eles gostam (penso eu), fico com um baita ponto de interrogação na cabeça.

Através do blog, conheci um tanto de gente bonita, com quem converso sempre por e-mail e pelo Facebook. De algumas pessoas, tive o prazer de ouvir a voz por telefone. Com outras, já almocei, tomei ou sempre tomo um café. Outras, nada disso: um abraço daqueles e dez minutos de prosa. Teve até quem passou um final de semana inteirinho aqui em casa, ô delícia! Leitores que viraram amigos de verdade, aos quais eu agradecerei eternamente pelo carinho, pela leitura, pelas palavras. A todos, um aviso necessário: não sou (só) essa pessoa doce que se pensa. O FDM é meu lado A.

Parabéns, Fio da meada. Muitas felicidades. E muitos anos de vida. Saravá!

.

Fontes: WordPress.com

31 comentários em “Feliz aniversário (atrasado) para o blog

  1. Tenho medo de dados estatísticos, eles meio que denunciam algo, mas aqui gostei de encontrar o Guaraná com Canudinho e ó, uma honra saber que alguém, saí de lá pra passar aqui.
    beijos e parabéns.
    Depois leio o que falta, voltar à senzala…

    Curtir

  2. Sil queridaaaa!!!! Parabéns ao blog!!! Ele é o meu cafézinho com bolo no fim do dia, aquele momento que aquece o coração e faz a gente rir das nossas besteiras.
    Te adoro, e por favor, continue a nos presentar com seus textos! Beijinhos
    P.S. Adorei as estatísticas, rs…

    Curtir

  3. Parabéns!!!!!!!!! Q o FDM continue sendo esse lugar super aconchegante p a gente poder passar um tempo. É realmente uma delícia ler seus textos. E, é claro, se emocionar, sempre. Bjs!!!!

    Curtir

  4. Sil, o Fio da Meada faz aniversário e quem ganha presente somos nós, com seus textos gostosos!
    Parabéns!!!
    Beijo!

    Curtir

  5. Silmara, que coisa boa ler este post, um tanto diferente dos que costuma escrever, afinal, é sempre tão discreta e elegante! rs
    Elegante também foi seu relatório; pertinente, nesta data tão querida!
    Também cheguei aqui pelo blog( agora site) da Cris.
    Suas palavras tocaram em mim de tal maneira, que sempre vale muito a pena um retorno, dois, três…E assim tem sido, há muitos, muitos meses…rs
    Sua escrita convida a uma parada, um café, uma meditação, um sorriso.
    “Fio da Meada” foi uma escolha acertadíssima! Aliás, você é mesmo afiada.
    Seria estranho, parecendo não ser a Silmara, chamar-se “Superbacana”. Embora, você seja uma “máquina de escrever superbacana”! rs
    Realmente às vezes sinto o mesmo que você, em relação a alguns temas: Escrevo, achando que vão “bombar”, mas acabo sem entender a falta de repercussão. rs
    Fico muito feliz em tê-la conhecido pessoalmente. Guardo na memória seu lindo sorriso. Quando crescer quero ser como você: lado A, lado B! rs
    Mais feliz ainda foi saber, que estou entre os responsáveis por divulgar o Fio da Meada, afinal: quando gostamos muito de algo, queremos falar disso, esperando que mais pessoas conheçam e sintam o mesmo prazer.
    Ainda que atrasado, mas espero ter chegado a tempo do cafezinho e do bolo, para cantar:
    “Parabéns pra você!…”

    Curtir

  6. Parabéns!!! Suas palavras são de uma gostosura que nem doce de leite e queijo fresco (hummm que saudade!). E acho que o seu lado A é bom por demais! Beijos!

    Curtir

  7. Parabéns atrasado, querida. Mas ainda em abril. Esse mês o meu Letras e Tempestades também faz aniversário.
    Adorei as estatísticas aqui. Vc é virginiana? rs rs rs….
    Adoro suas crônicas. Já disse que tenho dificuldades para tal, mas vc, realmente tem o dom.
    Então, muitas crônicas sempre !!!
    Seja feliz. Seja palavra !!!
    Um bj e muitos anos e anos de vida.

    Curtir

  8. Ahhh meu blog favorito faz aniversário no mesmo dia que eu! Feliz aniversário pra gente e muuuuuitos anos de vida! Vim parar aqui há uns meses atrás buscando por “A casa de Rubem Alves”, ô dia bom!

    Curtir

  9. Sil, tenho um orgulhinho bobo de ter ajudado, de alguma forma, que o seu texto fosse mais conhecido. Amo a sua escrita e fico muito feliz por sermos amigas. Você merece todo esse sucesso e muito, muito, muito mais. Felicidades, tudo de lindo pra você. Um beijo grande da amiga nas palavras e na vida, mesmo que desnaturada, sem tempo e distante. Meu coração tá sempre perto!

    Cris.

    Curtir

  10. Parabéns Silmara!
    Eu estou sempre por aqui lendo seus textos, mesmo sem comentar.
    Seu blog é uma delicadeza, lindo, delicioso de ler!
    Como o amigo Eduardo, eu também fiquei toda emocionada o dia em que você passou no meu blog e deixou um recadinho pra mim. Eu ganhei o dia e você ganhou uma fã.
    Beijos querida!

    Curtir

  11. Silmara,
    Certo dia, eu estava procurando por uma ex colega de trabalho (Flavia Aidar), andei… andei… andei… e daí cheguei justo aqui, em um comentário que ela havia deixado em uma de suas crônicas. Mas eu fiquei tão feliz… Isso aconteceu por dois motivos: a) re-encontrei a Flávia Aidar; b) A crônica era linda e me emocionou! De lá pra cá, cê (ele, o Blog) tá entre os meus favoritos e sempre dou uma passadinha por aqui. Não é raro, repasso para uma amiga ou outra, porque suas crônicas são dessas que sempre nos faz lembrar alguma história legal e dá vontade de espalhar… Aliás, é isso que eu desejo para o seu blog: que ele cada vez mais se ESPALHE!!!!
    Beijos e parabéns!!!

    Curtir

  12. Parabéns sem fim para você e seu belo Blog! Amo ler suas crônicas, indicadas pela minha mãe! Que a cada dia sua inspiração esteja mais e mais afiada para continuar nos presenteando com seus textos maravilhosos!
    Bjs,
    Li.

    Curtir

  13. Parabéns, Silmara!
    Espero que o Fio da Meada continue existindo por muuuuuuitos anos!
    Adoro ler o que você escreve, e sempre são palavras que tocam meu coração.

    beijão …
    Rose

    Curtir

  14. Parabéns, Silmara! Mas é você que sempre nos presenteia com suas lindas e sensíveis palavras. Desejo vida longa ao Fio da Meada! Um beijo grande.

    Curtir

  15. Parabéns é pouco, mas não encontro outra palavra no momento, então Sil, parabéns por cada letra,acento e ponto postado aqui, parabéns pela coragem de expor, compartilhar e de nos deixar livres para comentar, dizer, trocar e-mail e agora no meu caso ver você no facebook. Parabens pela alegria, tristeza e recados, parabéns pelas vitorias, mudanças e contos. Obrigada, obrigada e obrigada, o Fio da Meada esta fazendo aniversario sim, mas o presente é todo nosso.

    Parabens e milhões de beijos com flores no cabelo.
    Noh

    Curtir

  16. Olá querida!!

    Mais uma vez, AMEI a forma como você coloca as “coisas” da vida em palavras escritas!

    PARABÉNS!!!!!
    MUITASSSSSSSSSSS FELICIDADES!!!! (de verdade, pois torço muito por você, mesmo sem conhecê-la!)
    bjss…

    Curtir

  17. Oi Silmara, parabéns! não conheço toda a história, mas fico feliz de que vc escreva e eu tenha encontrado.
    uma vez tentei escrever um blog que chamava lado b, lado a, que todos nós temos mas nem sempre encaramos (ou expomos), mas era mais uma catarse, não era pra dividir com os leitores.
    então aproveito pra festejar com vc tudo que o fdm proporciona de bom a vc que escreve, a nós que lemos.
    beijos,
    Cecília.

    Curtir

  18. Parabéns para o blog e pra você, Sil, pelo seu lado A ser fazer tanta gente “viajar” contigo. As métricas são ótimas. Pena que não se possa medir o boca a boca, as citações que fazemos aos seus textos em conversas em familia, amigos ou em pensamentos! Grande beijo, Saravá, amiga!

    Curtir

  19. Parabéns, Sil!
    Torço pra que esse fio vá sempre se desenrolando… COm ele que voltei a ter gosto pela leitura.
    bj

    😉

    Curtir

  20. Lindo! Lindo! Lindo!
    O blog, a homenagem e, principalmente, VOCÊ!!!! (que seja pelo seu lado A).
    Só fica faltando o livro!
    Bjão, querida!!!!

    Curtir

  21. Adorei o post de aniversário!

    Também acho bem interessantes as frases que o povo digita no Google e que os levam ao Reflexos. Tem cada uma…

    bjo

    Curtir

  22. Sinceros parabéns.
    Eu achei essas métricas muito interessantes. Eu te encontrei pelo hojevouassim. Vim, gostei e fiquei. Achei muito legal a blogueira ter respondido o meu primeiro comentário.

    Curtir

Quer comentar?