Crônica de minuto para quem enxerga bem

Ilustração: Jeff Turner/Flickr.com

À minha frente, na fila, ela chegou a esbarrar em mim. Desculpou-se. Não foi nada, respondi. Pediu um pão de queijo, um espresso, quis saber se tinham macaron. Quando o gerente do café, Thiago – não posso ver crachá, que leio –, aproximou a maquininha do cartão da mão tateante da moça, foi que notei. Era cega. E estava de salto alto. Eu, que tenho dois olhos funcionando bem, não me animo a reativar os meus, empoeirando no armário.

Olhos cegos não são olhos desligados. Tampouco são como aqueles bolsos falsos, só decorando a roupa. Olhos cegos inventam para si outra função. Aprendem o invisível. Farejam o oculto. São bolsos onde a alma guarda alguns dos seus segredos.

O Thiago, que enxerga longe, não só a ajudou na hora de pagar, como a acompanhou até a mesa. Fez a acessibilidade na prática, recheada de gentileza.

O contraponto: no final do nosso lanche o Luca, sete anos, quis mais um croissant. Dei-lhe três reais, deixei-o ir comprar sozinho. Ele ficou na fila, bonitinho. Na sua vez, o Thiago não o enxergou junto ao balcão que tinha quase a sua altura, e já ia atendendo o próximo freguês. O que os olhos do Thiago não viram de perto, meu coração sentiu de longe. Levantei-me e fui ao caixa, ajudar meu filho.

Enxergar ou não enxergar. Eis a questão.

4 comentários em “Crônica de minuto para quem enxerga bem

  1. Ai Sil, eis a questão…

    também não me animo mais com o salto alto e olha que já faz tempo. Agora com a barriga crescendo, mais preguiça me dá.

    Aconteceu algo parecido com Guguinho, ele quis mais um iogurte, falei para pegar na geladeira da padaria e dar para a moça marcar no cartão.

    Ele foi, mas a moça não olhava para ele na hora de marcar e quando olhou, ergueu os olhos, procurando a mãe da criança para confirmar a marcação do pedido…

    e pra fechar, acho que foi no pequeno principe q li, aquela frase que diz q só se vê bem com o coração, assim é!

    beijocas

    Curtir

  2. Nossa, como estamos todos sintonia mesmo.
    ACABEI de publicar no LETRAS e a última frase é “Só vê aquele que é cego”… e venho aqui, vc falando de visão ou, a falta dela…rs…

    Seja como for, quem não enxerga, vê.
    Quem vê, muitas vezes não enxerga nada, nem um milímetro !!!
    Um bj e agora que consegui visitar seu cantinho, desligo tudo.
    Boa noite.

    Curtir

Quer comentar?