Anjice

Ilustração: Talas/Flickr.com

Basta eu ter pressa, e ensaiar algumas manobras de direção ligeiramente perigosa no trânsito, para que o evento se repita. É quando comprovo a existência dos anjos.

Um caminhão surge à frente, a cinco quilômetros por hora, freando qualquer tentativa minha de andar mais rápido do que a via permite. Lerdo, ele parece passear pela estreita rua de mão dupla, não deixando ao motorista de trás – no caso, eu – nenhuma alternativa, a não ser a prática da paciência. Alheia ao exercício, impraticável no momento, eu me descabelo enquanto o relógio dispara, os segundos se transformam em primeiros e o Coelho Branco de Alice aboleta-se no banco do passageiro, sempre resmungando. Tento ultrapassar de um lado, não dá. Do outro, também não. A próxima quadra é contramão, desisto de fugir. Tampouco adianta buzinar, o paquidérmico rodoviário nada pode fazer. Bem que seu condutor gostaria de estar a cem por hora. Resignada, vou estudando, mentalmente, as consequências do meu atraso, armando justificativas.

Quando não é caminhão, é ônibus. Daqueles cujo motorista resolve inventar pontos intermediários entre os oficiais. Ou outro veículo, também maior e mais forte que o meu. Morasse no litoral, um transatlântico cruzaria meu caminho num dia de pressa, só para me impedir de avançar o sinal. Qualquer dia, um tanque de guerra surgirá do nada na pista ao lado, assim que eu cogitar cortar caminho pelo posto de gasolina. É o jeito que meu anjo da guarda encontra para me proteger, na impossibilidade de aparecer sob a forma de guarda de trânsito. Embora eu ache que seria mais fácil ele me telefonar:

– Alô?

– Vai tirar o pai da forca?

– Quem está falando?

– Adivinha.

São vários, os métodos dos anjos. Certa vez, perdi um ônibus. Era manhãzinha, eu ia para o colégio. Cheguei à porta de casa e vi o das seis e dez passando na esquina. Caminhei até o ponto, vociferando. Emburrada, peguei o das seis e trinta. Assim que chegamos à avenida, escondi meu escárnio. O das seis e dez havia batido num caminhão de laranjas. O canteiro central inundara-se de azeda laranjada, cacos de vidro por todo lado, passageiros assustados ao longo da calçada, tentando explicar uns aos outros como é que tudo havia acontecido. Mais cheio que de costume, o ônibus das seis e trinta chegou ao seu destino. Como entraria somente na segunda aula e ainda tinha tempo, dei um pulo na lanchonete. Em seguida, recolhi-me em silêncio na quadra ainda vazia e tomei um suco de laranja, com bastante gelo. Aquela era a minha prece de agradecimento.

Se um dia meu telefone tocar no meio do trânsito, e for um deles, vou querer saber por que se preocupam tanto conosco. De quem vem a ordem da proteção, qual a motivação para cuidarem tanto de nós, o que há por trás da eterna missão de nos resguardar e qual o mistério quando alguma coisa aparentemente não dá certo. Sobretudo, de onde eles ligam. Mas aí eu já sei: a ligação vai cair.

5 comentários em “Anjice

  1. Ah, o bom mesmo é pegar esses anjos no pulo de vez em quando! Agora diz pra mim, anjo de criança ganha dobrado e tem férias duas vezes por ano, né?

    Por que haja.

    beijos

    Curtir

  2. Oi Silmara,

    Bom demais o jeito que vc escreve, vou ser visitante assídua. Quanto ao anjo, se você descobrir o numero deles me avisa, preciso me desculpar com o meu, ele anda tendo muito trabalho…rs ( As asas dele devem ter uns 5 metros de abertura, pq pra me proteger precisa ter asas enormes…)

    Jana

    Curtir

  3. Silmara,

    Adoro os seus textos, já falei isso uma vez … sempre passo aqui para lê-los.
    Mas este, em especial, bateu fundo no meu coração …. num momento em que qualquer palavra acolhedora está fazendo diferença …. depois de ler me sinto muito mais protegida e muito mais forte para seguir em frente … atrás do caminhão e chegar num dest

    Bjs
    Rose

    Curtir

  4. “Qual o mistério quando alguma coisa aparentemente não dá certo…” Essa é a questão: somos imediatistas, se algo não deu certo, colocamos a culpa em tudo que aparecer…nem por um momento passa pela cabeça que NÃO ERA PRA DAR CERTO, porque algo melhor poderá vir…Affff, somos insuportáveis! e “homens de pouca fé….” com diria Jesus….:D

    Curtir

Quer comentar?