Companhia

Ilustração: Etringita/Flickr.com

A gente bota Deus para acompanhar todo mundo. Filho, mãe, avô, irmã, sobrinho, empregada. Até vizinho. A ordem ao Todo-Poderoso, vestida de pedido, é simultânea ao beijo da despedida, ao abraço apertado, ao aceno cordial. Deus passa o dia acompanhando gente. O Acompanhador-Geral do planeta. Por isso inventaram a onipresença. Para que ele dê conta. Ainda bem que Deus é boa companhia. E se fosse um chato de galochas, do tipo que conta sempre a mesma piada?

Quando alguém chega de viagem, da rua, do trabalho, da aula, ninguém pergunta se Deus veio junto. Se aceita um cafezinho. Tampouco agradece-se a companhia. É como se não tivesse vindo. As desvantagens de ser invisível. Mas Deus não liga. Tem que acompanhar outra pessoa em seguida. Já está atrasado, inclusive.

E no caso de Deus não estar com vontade deste ou daquele passeio? E se pretendia tirar uma soneca bem na hora em que foi evocado? E se tinha outros planos? Agenda de Deus deve ser toda rabiscada.

E quando a gente pensa, em vão, que Deus se esqueceu de acompanhar Fulano ou Beltrano? Ele nunca vai dizer nem que sim, nem que não. Cada um que tire as próprias conclusões. Todas estarão corretas, aos seus olhos. “Assim é, se lhe parece”. Só não tente testar-lhe a onipotência. Ele não gosta.

Quem pede a companhia de Deus para si ou para o outro costuma ir – ou ficar – mais tranquilo. Marido se despede de mim toda manhã (tão manhã, ainda) com um beijo. Amarfanhada no travesseiro, eu costumava dizer: “Vá com Deus”. Com o tempo, abreviei. Eram palavras demais. Agora só sai “Com Deus”, em adormecente grunhido. Deus me dá um desconto. E sempre entende. Ainda bem que inventaram a onisciência.

Nem na hora de dormir Deus escapa. Quando não está acompanhando as pessoas, está dormindo com elas. Toda noite desejo aos filhos: “Durmam com Deus”. Garantia de sonho bom.

A que horas Deus vai ler jornal? Talvez, naquele instante em que a gente sai, dispensando-o de vir conosco. Aí não é nem para acompanhar, nem para dormir: é para ele cuidar de quem ficou. Enquanto quem ficou cuida da casa, confere o canhoto do talão de cheques, assiste à novela e rega o jardim, Deus aproveita. Vai direto pros Quadrinhos.

12 comentários em “Companhia

  1. Li tudo isso com um sorriso incansável no rosto. Tu és mesmo fantástica, Sil….Que Deus te conserve assim….E que te acompanhe sempre também.
    Beijos.

    Curtir

  2. Se brincar, Ele deve se zangar é com quem não pede sua companhia! rs

    (E, tipo, vou recomendar seu blog pra Ele. Vai que se cansou dos quadrinhos?! Rá!)

    Curtir

  3. Silmara, no sermão do monte, o próprio Jesus fez uma analogia, enfatizando o cuidado do Pai:
    “E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.” Lucas 12:7
    Pelo visto, é Onipresente, Onisciente e Insone. E, enquanto vela nosso sono, conta nossos cabelos…

    Curtir

  4. Ah, mas será que pelo menos nessa hora ele tem um stand by merecido?rs… Eu acho que não dou tempo para Ele, aliás, tenho certeza!

    Beijo, boa noite!

    Curtir

  5. Delicia de crônica Silllll.
    Deus te fez e jogou a forma fora.

    Beijos linda.

    Lê esta fofa. Fofíssima.
    Precisamos nos ver.

    Beijocas de quem te adora.

    Eu e a Lê

    Curtir

  6. Caraca, fantástico! Adorei a sua visão sobre Deus e como você foi sensível para perceber isso. Fique com Deus!

    PS: Ainda bem que Ele é onipresente…

    Curtir

  7. Ah, mas eu tenho certeza que de vc Ele não larga nem um segundo. Só assim pra explicar tanta luz e delicadeza emanando de uma pessoa só.
    Suas palavras pintam um Deus ainda mais próximo de nós. E é nesse que eu acredito.
    Um beijo grande e um ótimo fim de semana. Fica com Deus.

    Curtir

  8. Oi Sil!
    Bom dia, e que Deus esteja com você!
    (ps: deixe o jornal aberto, na página dos quadrinhos, pra poupar tempo de procurar, pois pode ser que ele tenha que sair pra acompanhar mais alguem)…
    Beijinho
    Josi

    Curtir

Quer comentar?