Desafio

 

Foto: Eduardo Amorim/Flickr.com

O desafio: pelo menos uma vez por ano, andar na contramão das enfastiosas tendências dos mais-mais. Girar em sentido anti-horário na roda-viva do estabelecido. Resistir à correnteza da ideia pronta, ao vício do repeteco. Escapar da arapuca do óbvio, fugir do conforto coletivo. Só para descobrir o que há de interessante na outra ponta.

Ler os dez livros menos vendidos. Saber quem são e onde vivem as cem pessoas mais pobres do mundo. Assistir aos filmes menos comentados, os de menor bilheteria do século. Ver a lista dos mais mal-pagos em Hollywood.

Ir atrás de quem não tem nenhum seguidor no Twitter. Mandar um recado para quem não tem nenhum amigo no Facebook. Ouvir as menos pedidas do rádio. E também as que ninguém jamais pediu.

Ter olhos e ouvidos para uma nova bossa, novinha em folha. Acompanhar as novelas com menor audiência. Inspirar-se nas atrizes menos célebres e escrever para o ator que não recebe cartinha nem email de fã.

Comprar roupas das etiquetas menos famosas. Interessar-se por quem foi aprovado em último lugar no vestibular. Frequentar blogs que não têm visitas. Entrar na loja de sapatos e pedir para ver os modelos que ninguém compra e estão empoeirando no estoque.

Conhecer as propostas de quem teve menos votos nas últimas eleições. Lembrar da marca que nunca é lembrada nas pesquisas. Dar play no vídeo menos visto do You Tube. Viajar para o destino mais desconhecido. Ou para um dos mais conhecidos, e nele visitar um lugar aonde nenhum turista vai. No verão, não descer a serra. No inverno, não subi-la.

Está lançado o desafio.

16 comentários em “Desafio

  1. Um dos desafios mais altruistas que vi nesses últimos tempos… parabéns!!!
    Sem palavras… apenas tentar lembrar e seguir!!!

    Bjs no ♥

    P.S:; Só uma curiosidade: foi vc que escreveu?
    É que assim posso passar pra frente com o devido nome autoral. 😉

    Curtir

    1. Oi, Luciana!
      Respondo aqui (com cópia para seu email), já que outras pessoas podem tem a mesma dúvida.
      Sim, todos os textos publicados no meu blog são de minha autoria. Sem exceção. Se você gostou, fique à vontade para compartilhá-lo. Agradecerei pelos créditos e pela gentileza 🙂
      Beijos

      Curtir

  2. Yes! Tô lendo um livro que não tem nenhum leitor cadastrado no skoob ainda!

    (Só pra disfarçar, porque achei o desafio difícil demais!)

    Curtir

  3. O interessante é saber equilibrar os dois mundos, ser você e ser do mundo. Ter o seu gosto musical sem criticar dos outros … acho interessante ir nadar contra maré. Faço isso, mas sempre volto para a consciência coletiva, me sinto mais humana e ainda com bônus especial. Ir por novos caminhos, comer novos pratos, rir para pessoas diferentes e poder voltar pelo meu caminho de sempre, comer meu arroz e feijão e me reconhecer em pessoas queridas. O equilibrio é tão dificil de se encontrar, é exercício diario…que sem querer a gente perde o gingado…
    Não quero ser do contra, quero ser a favor de ser eu mesma…

    Bjus Sil…adoro os textos!!!
    aprendo muito com eles…

    Curtir

  4. Silmara,
    gostei demais.
    Nada como sair da enxurrada de coisas que nos dizem que devemos…
    e quem sabe se conseguirmos escapar dessa ditadura, poderemos descobrir quem somos, do que realmente gostamos e o que pra nós importa.
    Embora sejam poucos os comentários, leio frequentemente, me supre a falta que sinto da minha própria escrita, rs.
    Beijos pra vc.
    Cecília.

    Curtir

  5. Olá querida!!!!
    Senti aqui um toque de rebeldia, que te caiu muito bem!
    Acho que isso é o reflexo do cansaço que sentimos nos dias de hoje.
    bjao e parabéns por retratar tão bem o que muitos de nós estamos sentindo.
    bjaaaaaaaooooooooooooo…

    Curtir

  6. Oi Silmara!

    Hj girei em sentido anti-horário quando desmarquei um compromisso de trabalho e fui tomar uma cerveja com uma amiga! \o/
    Tava gelaaaaaaaaaaaaada!
    rsrsrs

    Beijos

    Curtir

  7. Oi Sil… me diverti em ficar pensando quantas coisas dessas poderia fazer… já vi um filme que ninguém viu – Momo e o Senhor do Tempo…. não sigo a moda ao pé da letra, tenho muita roupa de brexó, e ganho roupa usada das amigas (e também sapatos) então, etiqueta de grife não é meu forte… ouço bastante música e gosto de novas propostas musicais (desde que não seja batidão sertanejo rsrsrs), gosto de escolher livros nos cestões de liquidação do mercado com certeza entre eles estão os menos lidos, e gosto de rever um ator ou triz que andou sumido da mídia…
    é… sozinha nunca entrei na contramão, mas com meu marido, já perdi as contas… não por culpa dele, mas pelo prefeito de Crisciúma que mudou o sentido da rua e a gente não sabia…
    Bem, na faculdade eu e uma amiga gostávamos de ver mundo de ponta cabeça… era um desafio também… talvez hoje em dia nem seja muito difícil já que muita coisa está de ponta cabeça….
    Beijinho Sil
    boa semana pra vc!

    Curtir

  8. Pois é, eu adoro “fazer as coisas ao contrário”. Alguns já me disseram que eu nasci do avesso, pode? Ah, nem ligo. Nunca fui da moda, admito. Nem para sapatos, nem para mais nada. Para mim a única moda que importa é a do amor, esse sim, nunca vai sair de moda, e se for ao contrário, do avesso, de cabeça para baixo, de qualquer jeito, sempre será ele mesmo.

    Uma linda quarta-feira sem nuvens,

    Paula.

    Curtir

  9. Sil querida,
    se for para visitar o blog menos visitado, e o meu…rs..rs
    Passa lá e deixe seu alô.
    E qem sabe algum de seus leitores também se interessam….
    Ai vai: paraminhaestrela.blogspot.com

    Beijocas

    Ana

    Curtir

    1. Ana,
      Eu topei o desafio e visitei seu blog.
      Parabéns pela sua fofinha, pelo seu encantamento e por estar tão feliz!
      Nós, as que somos mães, temos um privilégio: ter um amor infinito só para nós!

      Um beijo,
      Núbia, mãe do Moisés

      Curtir

      1. Sil querida,
        vou utilizar seu espaço para responder a Núbia.

        Núbia,
        Obrigada pela visita. O blog é meu diário que saiu do papel e foi para o ambiente virtual.
        Apareça de vez em quando.

        Bjs.

        Ana Paula

        Curtir

  10. O mais engraçado desse desafio é que no final das contas, tudo isso que você vai ver, sentir e conhecer te surpreende, e você ainda diz: “como foi que não vi isso antes?”

    Fico surpresa quando faço algo novo e descubro que era bem mais do que eu esperava!

    Adorei o desafio!
    bjs

    Curtir

Quer comentar?