Abraço. Ou quase beijo

Era uma vez uma cidade. Na cidade havia uma avenida. Na avenida tinha um canteiro. No canteiro, duas árvores. Mais exato: duas palmeiras. Que cresceram juntas. Não só juntas, mas entrelaçadas. E, não se sabe desde quando, as palmeiras da avenida vivem num eterno abraço. Na verdade, ninguém sabe se é abraço ou quase beijo.

Irmãs, talvez elas se abracem para se proteger da cidade, do barulho, da bagunça. Amantes, talvez se enlacem para ensaiar o beijo. Que jamais acontece. Como se, a despeito da vida correndo ao lado delas, elas vivessem em pause. Igual a gente faz quando assiste um filme, se queremos ver os detalhes de uma cena, precisamos beber água, atender o telefone, ouvir o que o filho quer.

As palmeiras da avenida são estátuas talhadas em madeira, como aquelas pessoas pintadas de branco imitando estátuas no sinal. Com algumas diferenças. Primeira: o tipo de seiva que corre dentro de cada uma. Segunda: palmeiras, assim como todas as árvores, não nos pedem dinheiro. Não precisam.

Quando a cidade cochila, por certo as palmeiras da avenida se largam por alguns instantes. Dão uma volta, vão conversar com as amigas ao longo do canteiro. E logo retornam aos seus postos.

Para assistir ao abraço – ou quase beijo – das palmeiras é preciso apertar outro botãozinho no controle remoto que comanda a vida: o da câmera lenta. Assim se vê melhor as coisas.

(Campineiros em slow motion podem assisti-las na avenida Júlio Prestes. Pertinho do Balão da Bela Vista. Foto: Silmara)

11 comentários em “Abraço. Ou quase beijo

  1. Lindo!Nossa vida é um filme,que quando necessário é preciso câmera lenta.E se podéssemos,gostaria de dar pause pra que os momentos inesquecíveis fossem como o velho ditado:”eterno enquanto dure”.Até…

    Curtir

  2. São grandes amigas, certeza. Porque nada é melhor que um abraço demorado e carinhoso de um amigo. Um abraço com o coração, com cabeça debruçada no ombro e bochecha pedindo beijo. Daqueles que dão força pra gente continuar nessa correria…

    Curtir

  3. Silmara,

    Quando coloquei um link pro seu blog no meu post não imaginava sua ilustre visita. Vi aquele texto seu linkado em vários outros lugares, é realmente incrível, como tudo aqui, aliás.

    Espero que visite mais vezes e que goste!

    abraço

    Curtir

  4. ORGULHO DE CAMPINAS!
    Oh cidade q adoro! rs
    e concordo com Álvaro, elas se beijam qdo a cidade cochila, rs
    linda foto, Silmara, ainda mais pq vc focalizou mto bem… parabéns, pra quem conhece, nosso parque da lagoa do Taquaral bem atrás!

    bjs
    da Li

    e ótima semana…

    Curtir

  5. Só para variar, nos emocionando, não é, Silmara?
    Bom demais saber que o “câmara lenta” ainda é lembrado por alguém; que eu o aperte todos os dias, sempre.

    Curtir

  6. Que crônica gostosa de ler! E assim é. Só com o botão da câmera lenta é possível ver melhor as coisas, pudera eu dominar esse botão.

    Reflexão maravilhosa, faz-nos refletir tanto através de palmeiras talvez pouco notadas. Amei

    Curtir

Quer comentar?