Chega de cinza (be sure to wear some flowers in your hair)

Foto: D Sharon Pruitt

Neste inverno, quando as cores mais sóbrias e tristes parecem querer dar o tom, nas roupas e nas paisagens, surpreenda. E faça como manda aquela música: “be sure to wear some flowers in your hair”.

Mesmo que você não esteja indo a São Francisco, mas ao trabalho. Mesmo que você vá ficar em casa. Mesmo que custe uns minutinhos a mais na frente do espelho: coloque algumas flores em você. Pode ser um brinco. Um lenço. Um anel. Uma blusa. Uma bolsa. Qualquer coisa com flor.

Mesmo que as semanas de moda tentem lhe convencer do contrário, e a despeito da temperatura lá fora despencar para os quinze graus, estampe-se de flores. E, se não estiver geando, deixe à mostra aquela flor tatuada no ombro, para espanto dos seus colegas de escritório que nem sabiam que você tinha uma.

Mesmo que chova. Mesmo que o carro tenha deixado você na mão e você vá trabalhar de ônibus. Melhor assim: mais gente verá sua flor. Mesmo que os ônibus entrem em greve e você tenha de ir a pé. Aí você vai colhendo flores pelo caminho para enfeitar a sua mesa.

Mesmo que as coisas, no geral, não estejam do seu agrado. Mesmo que seja a centésima vez que você diz para si mesma que vai procurar outro emprego, mudar de profissão, terminar com o namorado, falar sério com o marido, ter mais paciência com os filhos. Que vai começar a caminhar. Que vai se alimentar melhor. Que vai colocar mais vestidos no seu guarda-roupa. Aproveite e comece por um florido.

Mesmo quando os cinzentos tentarem estragar seu dia, faça como o doce touro Ferdinando: prefira sentir o perfume das flores a entrar na briga. (Só tome cuidado com as abelhas.)

Mesmo que você use todos os seus trocados, compre todas as flores daquele senhor no sinal. Depois, dê-as de presente para seus vizinhos. Pois gentileza gera gentileza, alguns sabidos já notaram.

Empunhe sua flor e mostre que você está, sim, entendendo muito bem o que acontece no Irã, no Sudão e, principalmente, na sua cidade. E mesmo que para alguns soe como cafonice nostálgica e piegas, mostre que sua Flower Power está mais viva do que nunca.

Mesmo que você não tenha vivido os anos sessenta e setenta, jogue o meio tom e a sisudez para escanteio, e assuma a cor por inteiro. (Aliás, o mundo, hoje, está a cara de quem nasceu naqueles anos que prometiam tanto.)

Não tenha medo: vá de flor.

35 comentários em “Chega de cinza (be sure to wear some flowers in your hair)

  1. “E vejo flores em você… E vejo flores em vocêeeeeeeeee….” ( IRA)…
    Mais eu sou apaixonada pela sua forma leve de escrever e acredita que me deu aquela vontade louca de usar minha camisa mega power florida?? Aliás, vou mudar minha foto do face, onde estou usando-a… em sua homenagem !! rs rs rs…

    Delícia de texto. Imaginei minha mesa do trabalho florida. Depois me imaginei entregando flores pra todos meus colegas de trabalho…
    FLORES, FLORES, FLORES sempre !! Pode deixar, vou providenciar as minhas.
    Bjs floridos !!!

    Curtir

  2. Bah, Sil! Acabei de escrever uma frase com flores no meu Facebook… e agora vejo que tu também recorreu a elas neste início de inverno.

    Guria, eu tenho horror de inverno, frio e todo o pacote que esta estação impõe aos gaúchos. O jeito é pensar nas flores… e que, em breve, a primavera vai colorir por aqui.

    Beijão florido!
    Marga

    Curtir

  3. Esse texto linduuuuuu sou Eu…
    Todos os dias coloco uma flor no cabelo, e quanto mais viva a cor, mais me levanto, mais me sinto viva, e isso pode ser banal ou piegas, mas é o que me faz ser feliz…

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    bjos

    Curtir

  4. Silmara, que lindo…. você realmente é esta flor….que está escondida no ombro e se faz presente no dia cinza de inverno para alegrar as pessoas!!!!
    Parabéns!!!!!! amei…..
    bjos

    Curtir

  5. Adorei!
    Realmente os colegas de escritorio não sabem que tenho flores no braço!! vou mostrá-las assim que o friozinho for embora!
    E vejo flores em vc! tanã nã nã…

    Parabens pelas palavras.

    Curtir

  6. Surpreendente!
    Essa simplicidade do seu texto encanta. É tão delicado e contagiante.
    Li, reli e vou continuar lendo, de novo e de novo…
    Muitas flores pra vc!
    Um beijo

    Curtir

  7. Olá Silmara!

    Desde já as minhas desculpas pela reprodução abusiva e apenas em parte do seu texto no meu blog… Vou agora mesmo “repor a verdade” para que todos possam saber de onde veio e porque veio seu texto parar no meu blog…

    Quanto ao seu blog… Continue a escrever tão bem como escreve! Estaremos atentos às suas palavras…

    Curtir

  8. Oi Silmara,
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário, viu…
    Volte sempre! Será sempre bem vinda…

    E com certeza voltarei mais vezes aqui. Gostei muito do blog.
    Descobri através do blog da Cristina Guerra…

    E eu não pude ir roubar a flor da vizinha. A chuva não me deixou sair de casa. Mas não me impediu de ver o mundo colorido =)

    Bjo procê.

    Curtir

  9. Nossa,
    entrei no seu blog por causa do da Cris Guerra que eu amo e….surpresa!!!
    Que lindo!! Vai entrar para os meus favoritos.
    E olha só que coincidência: hoje eu coloquei um colar de flores que não usava há tempos….
    Muito legal. Continue inspirada. Vou passar a te acompanhar.

    Beijos

    Ana

    Curtir

  10. Flores, flores, alegria, flores, vida, cores, flores, sorrisos, abraços, flores, flores, flores, amarelo, vermelho, azul, flores, verde, laranja, flores, doce, amor, flores, flores, gentileza, flores, flores, flores, flores, flores, flores, flor….flores!

    Curtir

  11. Amei o texto e concordo com vc!!!! Vamos tornar nossas vidas e nosso dia uma primavera de flores, de todas as cores de todos os tons!
    Que venha a primavera dentro de cada um de nós neste inverno!
    Bjssss
    Vi

    Curtir

  12. Entrei no teu blog, pela indicação do blog da Cris Guerra e adorei…. se tivesse mais tempo acho que ficaria aqui lendo teus textos até chegar ao primeiro… mas os minutos engolem os segundos inssaciavelmente e assim passa o tempo e os afazeres do dia se desesperam enquanto eu navego por aqui, neste mas seco e cheio de possibilidades…
    Então, feliz da da, hoje vou sair usando um gorro de lã que tem umas flores coloridasaplicadas nele, que eu gosto muito… aqui está muito frio e não tenho tauagem, mas mesmo assim vou tenta colocamais flores no caminho de quem eu encontrar.

    Flores pra vc… e uma dica musical… “Gentileza”, na voz de Mariza Monte

    Apagaram tudo
    Pintaram tudo de cinza
    A palavra no muro
    Ficou coberta de tinta

    Apagaram tudo
    Pintaram tudo de cinza
    Só ficou no muro
    Tristeza e tinta fresca

    Nós que passamos apressados
    Pelas ruas da cidade
    Merecemos ler as letras
    E as palavras de Gentileza

    Por isso eu pergunto
    À você no mundo
    Se é mais inteligente
    O livro ou a sabedoria

    O mundo é uma escola
    A vida é o circo
    Amor palavra que liberta
    Já dizia o Profeta

    Se vc puder/quiser, veja o clip…

    e me faça uma visita…

    Curtir

  13. Silmara, lindo o texto, adoooorei !!! Obrigada por encher meu dia, minha casa e minha alma de FLORES !!! Flores pra você !!! Beijos

    Curtir

  14. Ei Si,
    que texto lindo!” Mesmo quando os cinzentos quererem estragar seu dia” foi ótimo, e como tem cinzentos por aí, viu?! Mas tbm tem mt gente colorida,nao tem?!
    Achei legal qd vc fala que mesmo sendo coloridos e felizes, nao siginifica que somos alienados do que acontece a nossa volta. Mas o diferencial é que nao desistimos de acreditar…

    Vc escreve bem Si, mt bem.
    Um beijao e claro, flores pra ti e pra família linda!

    Curtir

  15. Com esse frio não está dando pra mostrar a minha tatoo de flores. Estou na fase vermelha e quase tudo o que uso tem essa cor… acho que estou meio coroa pra botar flores vermelhas nas roupas tb. Mas sabe? Vou comprar flores pra minha mesa aqui onde trabalho… flores vermelhas… rs. Vai ficar linduuu!! Bj!

    Curtir

Quer comentar?