Boa noite

Ilustração: Too Tiki/Flickr.com

Não falha: o apresentador do telejornal deseja, todo dia, que minha noite seja boa. Às sextas, animado, torce para meu final de semana também ser ótimo. Às segundas, seus votos são para que minha semana inteira seja uma alegria retumbante. Não tenho como agradecer – nem retribuir – a gentileza. O apresentador não me vê. Tampouco poderei lhe contar se seu desejo – ou vaticínio – foi realizado. E se ligo para a emissora?

- Quero falar com Fulano.

- Quem deseja?

- Uma telespectadora.

A telefonista, antevendo confusão, adianta:

- Olha, é difícil falar com ele. Só chega à noite.

À noite. Claro.

Para ser boa, a noite carece de quê? De muito pouco, além de sono depois do cinema, da aula, do jantar, da missão cumprida. Noite sem fantasma, nem pernilongo. Sem filho pequeno acordando fora de hora, nem gato zanzando pela casa, derrubando as coisas. Sem calores excruciantes, nem tempestades devastadoras. Noite boa, boa mesmo, tem despertador distraído.

Noite, para ser boa, não vem com sonho esquisito, nem viagem astral com overbooking. Tem anjo assobiando na varanda. Brisa fresca e lençol macio. Ou brisa macia e lençol fresco. Tem luar pela fresta da janela, água de moringa ao lado da cama, saudade que não dói, cuca que não pega. E conversa mole sob o edredom para fazer até o boi da cara preta dormir. Uma boa noite é a recompensa do dia, o pagamento pelo trabalho do corpo, o prêmio pela sorte de estar vivo. A pausa que antecede o play, o off do on. A véspera do ano novo, embutido em cada dia que desponta.

O “boa noite” do apresentador é, do nó de notícias que não tenho intenção alguma de desatar, tudo o que me recordo do telejornal. É o máximo que consigo reter, no único instante que ele fala comigo. A frase singular que pede resposta – justo a que eu não posso dar. Desejar boa noite a milhões de pessoas invisíveis e mudas deve ser mais ou menos como ser cego e surdo.

E quem é que confere se o apresentador dormiu bem, tendo em vista tudo o que cabe numa noite? Eu não.

Estamos quites.

4 responses to “Boa noite

Quer comentar?

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 245 outros seguidores

