Exercício para amanhã

Ilustração: Lisa Rupp/Flickr.com

Imagine que o último dia do ano virou o primeiro. E, um dia após o outro – ou um antes de outro –, você chegou ao último, que é o primeiro. Diz: daria ou não daria para fazer diferente? Vamos lá. Eu ajudo.

No dia primeiro de janeiro você achou que teria um ano comprido pela frente, sem mesmo conseguir vislumbrar o último dia dele, de tão distante que ele parecia. Você não caiu na arapuca de escrever uma lista imensa e inútil com grandes – e complicados – objetivos para o ano novo, mas mesmo assim se deu o direito de pensar como seria bom dar conta de realizar uma coisinha ou outra.

No dia trinta e um de dezembro você sabe, de cor, tudo o que viveu e principalmente do que não viveu durante o ano. Você não ganhou na Megasena, não atualizou o seu currículo, não foi ao teatro uma única vez, não usou aquela calça nova que ainda está no armário, com etiqueta e tudo, porque acha que não combina com nada. Não abriu uma poupança para seu filho, nem fez o seu plano de previdência, não renovou suas lingeries, que só não estão mais esgarçadas que as suas toalhas de banho, não estreou o forno de pizza que custou uma fortuna e desalojou as azaleias do jardim, não foi ao dentista e não visitou seu padrinho que, pelo andar da carruagem, não estará aqui no ano que vem. Resumo: tirando a Megasena, que não depende da sua vontade, você descobre que só pode ter passado o ano dormindo, para não ter feito nem um décimo das coisas simples – de novo: simples – que foram surgindo na sua agenda mental, dia após dia.

É aí que entra o exercício. Diferente de uma simples retrospectiva, que só relata os fatos, o negócio é repassar o ano, tentando descobrir onde foi que as coisas empacaram. Vistas assim, da perspectiva do depois para o antes, o resultado é assombroso: praticamente nenhuma justificativa pára em pé. Isso se existir alguma.

Você está com sorte: ainda tem um dia. É como se fosse dois de janeiro. Dá tempo de você se pegar no pulo o ano inteiro.

About these ads

6 responses to “Exercício para amanhã

  • Cris Prado

    Feliz Ano Novo querida Silmara!!!!
    Tudo o que vc disse é tão verdadeiro, que parece absolutamente real.
    Desejamos tanto e realizamos tão pouco (falo de mim!!!rsrs), que dá até vergonha.
    Bjsssssssss e muito sucesso, saúde, paz, amor e $$$, que todos merecemos!

    Curtir

  • Tweets that mention Exercício para amanhã « Blog da Silmara Franco -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by CristineM, Silmara Franco. Silmara Franco said: Um exercício para amanhã, 31 de dezembro de 2009. http://wp.me/puAVl-KO [...]

    Curtir

  • Camila

    Sil, fiquei pensando no teu primeiro parágrafo. Pensando, pensando até que travou tudo e colei para um amigo. Olha só a resposta:

    ladyr. diz:
    *confuso
    *se ler 2 dias seguidos, nao vo chega a uma conclusao

    Ainda bem que você ajudou!

    Beijo grande,
    Camila

    Curtir

    • Silmara Franco

      Camila, nem eu entendi direito o que escrevi. Rá!
      A ideia é brincar de ‘viajar’ até o último dia do ano, olhar para trás (para o primeiro dia) e ver o que a gente deixou de fazer pelo caminho. E ficar mais esperto.
      Beijos, querida.

      Curtir

  • Josi

    Oi Sil!
    Antes que chegue o último dia desse ano… quero te agracer do coração pelos textos inspiradores, pelas palavras de apoio, pelo carinho e pelos e-mails longos e cheios de idéias, de planos e dicas impagáveis… A cada texto seu, acende uma luzinha, um sinal de alerta pra uma atitude ou fato que passou batido e é como se tivesse mais uma chance pra arrumar uma coisinha aqui outra ali… uma palavra apenas e tantas possibilidades…
    Que você tenha um ano de realizações serenas, de pensamentos soltos e idéias luminosas… que mais poderia de desejar? Saúde. Sorrisos… e amor.
    Um beijinho de amiga e admiradores, Josi e Edno.

    Curtir

  • debora

    Sil, que saudade!!! lendo seu texto…..me encaixo plenamente! mesmo correndo contra o tempo, acho que tive muito tempo perdido, pouco bem utilizado!!!mas tem o ano que vem! que bom!! poderei resgatar muitas coisas , se o tempo me deixar!
    Não tomamos nosso café, né!! mas em janeiro vamos sim! eu volto ao trabalho dia 4 mas continuo com algumas tardes livres. Me escreva e vamos brindar nosso ano novo!
    Amiga , felicidades em 2010. Paz, saúde e muito amor!
    Obrigada pelo carinho de sempre!
    Bjos
    ADOOOROOOO!!!!! tudo o que você escreve! é uma delícia ler cada palavra!

    Curtir

Quer comentar?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 266 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: